BE4142

Compartilhe:


BE4142 - ANO XII - São Paulo, 28 de fevereiro de 2012 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
Comissão de Assuntos Legislativos do IRIB reúne-se em Itupeva/SP
O encontro ocorreu no dia 25/02, com a discussão de projetos de lei sobre a atividade registral

No sábado, dia 25 de fevereiro, a Comissão de Assuntos Legislativos do IRIB fez a sua primeira reunião de trabalhos de 2012. O encontro ocorreu na cidade de Itupeva, interior paulista, e teve como objetivo a discussão e análise de projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que dizem respeito à atividade registral imobiliária.

Reativada em 2010 no âmbito da Diretoria de Assuntos Estratégicos do IRIB, a comissão é presidida pelo registrador de imóveis de Campos Jordão, Fábio Ribeiro dos Santos. Seus integrantes participam, ainda, da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário - CPRI, que constituiu um fórum de debates sobre assuntos de interesse da classe registral.

Além do presidente da comissão e do diretor de Assuntos Estratégicos do IRIB e registrador em Araraquara/SP, Emanuel Costa Santos, participaram do encontro os seguintes oficiais de registro de imóveis: Diego Selhane Pérez (Caraguatatuba/SP), Marco Nicolau Balbino (Extrema/MG), Rodrigo Alves Betman (Botucatu/SP); Naila de Rezende Khouri (Votorantim/SP), Daniela Rosário (Monte Mor/SP) e Priscila Corrêa (Macatuba/SP), a mais recente integrante da comissão.

Também integram a Comissão de Assuntos Legislativos do IRIB os registradores de imóveis Bruno Berti Filho (Votuporanga/SP), Maria do Carmo de Rezende Couto (Atibaia/SP) e Francisco Ventura (São Paulo/Capital), ausentes justificadamente. Assessoram os trabalhos Andrea Vieira, coordenadora de comunicação do IRIB, e Eduardo Oliveira, assessor especial da Comissão.

Importante consignar que a Comissão convida os registradores de todos os Estados da Federação a dela participarem, integrando-a ou por outra forma contribuindo com o desenvolvimento de seus trabalhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 28.02.2012

IRIB e Anoreg-BR recebem MDA para discutir registro de cédula de crédito rural
Presidente do IRIB, Francisco Rezende, e o vice-presidente de RI da Anoreg/BR, Luis Gustavo Leão Ribeiro, reuniram-se com os representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário

O presidente do IRIB, Francisco Rezende, e o vice-presidente de registro de imóveis da Anoreg/BR e oficial em Brasília/DF, Luis Gustavo Leão Ribeiro, estiveram reunidos, nesta segunda-feira (27/2), com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília.

Na ocasião, foram discutidas questões referentes ao registro de cédula de crédito rural. Os representantes do MDA solicitaram ao IRIB e à Anoreg/BR a participação em iniciativas que visam facilitar o registro de atos que envolvam operações de crédito rural.

Participaram da reunião diretor do departamento de Financiamento e Proteção à Produção Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadagnin, o engenheiro agrônomo José Henrique Silva e o Coordenador Geral de Financiamento à Produção Rural do MDA, Mauri José de Andrade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do
Em 27.02.2012

CSM/SP: Carta de adjudicação - título judicial - qualificação registrária. Indisponibilidade - cancelamento.
Cancelamento de indisponibilidade decorrente de decisão jurisdicional deve ser realizado pelo juízo
que a determinou.

O Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo (CSMSP) julgou recentemente a Apelação Cível nº 0041447-65.2010.8.26.0309, que tratou sobre a necessidade de prévio cancelamento de indisponibilidade, pelo juízo que a determinou, para permitir o ingresso de carta de adjudicação no Registro de Imóveis. O acórdão teve o Desembargador Maurício Vidigal como Relator e o recurso foi, por unanimidade, improvido.

No caso sob análise, pretendem os apelantes o registro de carta de adjudicação, que encontra óbice para o ingresso em virtude de o imóvel estar gravado com indisponibilidade determinada pela Justiça do Trabalho. Alegam, para tanto, que o arresto não foi convertido em penhora e não confere preferência.

Ao analisar o caso, o Relator apontou que, conforme diversos precedentes, até mesmo os títulos judiciais não estão imunes à qualificação registrária, sendo dever do Oficial aferir as formalidades extrínsecas da ordem e a conexão dos respectivos dados com o Registro de Imóveis. Afirmou, ainda, que é inviável o pretendido registro sem o prévio cancelamento da indisponibilidade, a ser postulado à autoridade que o determinou. Por fim, entendeu não ser lícito ao Oficial, por vontade própria, afastar a indisponibilidade decorrente de decisão jurisdicional.

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Parcelamento ilegal do solo urbano - regularização.
Questão esclarece pontos importantes sobre regularização de parcelamento ilegal do solo urbano.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta formulada acerca da regularização de parcelamento ilegal do solo urbano, de acordo com o art. 40 da Lei nº 6.766/79. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou sobre o assunto, valendo-se dos ensinamentos de João Baptista Galhardo:

Pergunta
No caso de parcelamento ilegal, qual o procedimento e o que deve ser exigido para o registro da regularização pela Prefeitura, nos moldes do artigo 40 da Lei nº 6.766/79?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário) Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo) e Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições