BE4030

Compartilhe:


BE4030 - ANO X - São Paulo, 30 de novembro de 2010 - ISSN1677-4388

Começa quinta-feira o V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral
Pela primeira vez, evento reúne palestrantes do Brasil, Portugal e Espanha
Notários e Registradores de todo o país estão convidados a participar de um dos mais importantes eventos da classe realizado pelo IRIB: o V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral, que começa na próxima quinta-feira, em Búzios, promovido em parceria com o Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENOR), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.

Novos Palestrantes - Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 10 horas, o procurador federal do Instituto de Tecnologia Industrial, André Pinto Garcia, e o coordenador geral de Integração de Sistemas do Ministério da Fazenda, Odilon Neves Junior, participarão do painel "Registro eletrônico- Reflexos na Segurança Jurídica", ao lado do conferencista convidado da Espanha, Gabriel Alonso Landeta, presidente da European Land Registry Association (ELRA).

Mais informações no site

Para inscrever-se, procure a Secretaria do Evento no Hotel Atlântico Búzios

 

cronograma de eventos do IRIB para 2011
Bonito, no Mato Grosso do Sul, sediará o 27º Encontro Regional

No intuito de promover o intercâmbio entre toda a classe registral brasileira, o IRIB está sempre um passo adiante no que diz respeito a eventos destinados à qualificação do associado. Para facilitar o acesso de todos a esses eventos, o Instituto já fechou o cronograma de eventos para o próximo ano, sendo três regionais e um nacional.
Confira e participe:

Período

Local

Evento

24/03 a 26/03

Bonito, MS

27º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis

Junho/2011

Treze Tílias, SC

28º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis

13/09 a 17/09

Fortaleza, CE

XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil

01/12 a 03/12

Paraty, RJ

29º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis

"Se o estado quer favorecer o beneficiário, ele poderia renunciar sua participação nos emolumentos"
A afirmação é do desembargador do TJSP, José Renato Nalini, que fez conferência durante a Oficina de Regularização Fundiária, promovida pelo Ministério das Cidades

O desembargador da Câmara Especial de Meio Ambiente do TJSP, José Renato Nalini, se manifestou contra a Lei Federal 11.977/2009, que prevê que não serão cobradas custas e emolumentos para o registro do auto de demarcação urbanística do titulo de legitimização e de sua conversão em titulo de propriedade e dos parcelamentos oriundos da regularização fundiária de interesse social.

José Renato Nalini defendeu a cobrança dos emolumentos pelos cartórios e sugeriu que o estado renunciasse a sua participação. "Com isso estaria satisfeita a finalidade social do registro e o delegado, que exerce as suas funções em caráter privado, não seria obrigado a trabalhar sem remuneração", comentou o magistrado, durante conferência na solenidade de abertura da Oficina sobre Regularização Fundiária, promovida pelo Ministério das Cidades, em São Paulo, em 21 novembro.

Nalini falou ainda sobre as perspectivas da regularização fundiária, da preocupação ecológica e da flexibilização do licenciamento ambiental.

José Renato Nalini possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC-Campinas, 1971), mestrado em Direito Constitucional (USP, 1992) e doutorado em Direito Constitucional (USP, 2000) e é desembargador da Câmara Especial de Meio Ambiente do TJSP.

Leia o resumo da apresentação

Ouça a conferência

Deputados querem limitar venda de terras a estrangeiros
Ao todo, tramita na Casa Legislativa, seis projetos de lei e uma PEC sobre o tema.Governo também estuda proposta com restrições

Tramitam na Câmara seis projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição que ampliam as restrições à compra de terras no Brasil por estrangeiros - um deles foi aprovado na última quarta-feira (24) pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Uma outra proposta já foi aprovada pela Câmara no fim do ano passado e enviada ao Senado, limitando a aquisição de terras na Amazônia Legal. O governo também estuda um projeto com restrições para compra de terras para estrangeiros, que será encaminhado ao Congresso.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estrangeiros têm posse de 4,35 milhões de hectares de terras no Brasil - área equivalente ao território da Suíça ou do Rio Grande do Norte. Essas terras estão distribuídas em 3.689 municípios, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Leia mais
 

Expediente - Boletim Eletrônico do IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação eletrônica do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])

Coordenadoria Editorial: Luciano Lopes Passarelli e Marcelo Augusto Santana de Melo

Conselho Editorial / Diretor de Publicações: Mário Pazutti Mezzari

Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188

Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.

As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições