BE4050

Compartilhe:


BE4050 - ANO X - São Paulo, 1º de março de 2011 - ISSN1677-4388

27º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis
Faça sua inscrição com desconto até quarta-feira, dia 2 março

As inscrições para o 27º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, que será realizado em Bonito-MS, ainda podem ser feitas com desconto até quarta-feira, dia 2 de março.

O IRIB aceita somente inscrições efetuadas por meio do site oficial do evento o pagamento deverá ser realizado através de boleto bancário.

Os associados ao IRIB e à ANOREG/MS têm taxa de inscrição diferenciada. Também são aceitas inscrições de funcionários de cartórios: substitutos, escreventes, auxiliares e outras pessoas diretamente vinculadas ao associado.

Inscreva-se já

Programação preliminar

Assessoria de Imprensa do IRIB
Em 28.02.2011

Portal do IRIB apresenta número recorde de visitantes
No dia 23/02, foram registrados 736 acessos únicos. A média diária de fevereiro foi de 486

No dia 23 de fevereiro, data em que foi lançada a seção de "Provas e Gabaritos" no portal do IRIB, o número de visitantes apresentou uma alta expressiva. Ao todo, foram 736 acessos únicos, enquanto a média diária do mês de fevereiro foi de 486 visitas. Os números são fornecidos pela ferramenta Google Analytics.

Na nova seção do portal, o internauta encontra as provas dos seis últimos concursos realizados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A expectativa é de que o número de visitantes cresça ainda mais, já que, em breve, serão incorporados ao banco de dados, material relativo a concursos promovidos em outros estados da Federação.

Assessoria de Imprensa do IRIB
Em 28.02.2011

Anunciadas novas regras para financiamento de imóvel novo pronto
Normas do Ministério das Cidades e da CEF valem para os financiamentos diretos para a pessoa física

O Ministério das Cidades apresentou na última sexta-feira (25.02), os projetos para a área de habitação, durante reunião da Câmara da Indústria Imobiliária, realizada em Salvador. As propostas foram recebidas com otimismo pelo mercado imobiliário, principalmente da Bahia.

Durante o evento, também foram anunciadas as regras de transição para o Programa Minha Casa Minha Vida, nos casos de financiamentos de pessoas físicas para a compra de imóveis novos e prontos. Será reaberto o período para a recepção de propostas, para compra de casas em lotes, mesmo sem pavimentação.

Leia mais


Fonte: Ministério das Cidades
Em 25.02.2011

Ação do Ministério Público de Minas contra venda irregular de imóvel público é considerada legítima
Supremo Tribunal Federal reconhece legitimidade do MP em ação civil pública

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a legitimidade do Ministério Público para propor ação civil pública objetivando a restituição de dinheiro desviado do erário público por ato administrativo. A decisão foi tomada em julgamento realizado na última semana, de Recurso Extraordinário (RE 225777) do Ministério Público de Minas Gerais, considerado nas instâncias inferiores ilegítimo para questionar, por meio de ACP, supostas irregularidades ocorridas na aquisição de um imóvel pela prefeitura de Viçosa (MG), em 1991.

Leia mais

Acompanhamento processual

Fonte: STF
Em 24.02.2011

CABE SUSCITAÇÃO DE DÚVIDA PELO OFICIAL DE REGISTRO, MAS NÃO CABE DISCUSSÃO DA ORDEM JUDICIAL QUE DECORRE DESTE PROCEDIMENTO

(...) "à Oficial do Cartório de Registro de Imóveis incumbe cumprir a ordem emanada de mandado judicial que lhe foi dirigido, não lhe sendo dado recusar seu cumprimento, sob a alegação de que apresenta desconformidade com a sentença proferida nos autos dos quais foi expedido" (...) DESEMBARGADORES VIEIRA DE BRITO E BITENCOURT MARCONDES, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS.

Leia a íntegra

Contrato de promessa de venda e compra rescindido judicialmente antes do ajuizamento da ação de cobrança de despesas condominiais

(...) A rescisão contratual do instrumento de promessa de compra e venda produz efeitos ex tunc. Assim, ainda que não transitada em julgado a sentença, e sempre levando-se em vista o importantíssimo princípio da economia processual, é de ser mantida a ilegitimidade passiva do apelado(...) DESEMBARGADORA BERENICE MARCONDES CÉSAR, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.

Leia a íntegra

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação eletrônica do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Coordenadoria Editorial: Luciano Lopes Passarelli e Marcelo Augusto Santana de Melo
Conselho Editorial / Diretor de Publicações: Mário Pazutti Mezzari
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Marcela Chaves
Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições