BE4073

Compartilhe:


BE4073 - ANO XII - São Paulo, 31 de maio de 2011 - ISSN1677-4388

Portal IRIB disponibiliza publicações em versão digital
RDI, BIR e diversos livros estão disponíveis para visualização

Estão disponíveis, na área restrita do portal IRIB, versões digitalizadas da Revista de Direito Imobiliário (RDI), do Boletim do IRIB em Revista (BIR) e de livros de vários autores de reconhecido saber jurídico.

Para visualizar, basta acessar a área do associado, mediante login e senha. O Boletim IRIB em Revista está disponível da edição 296 até 340. A RDI conta com todas as publicações, da 1º até a 68. O IRIB ainda disponibiliza 60 obras de autores renomados da área de direito, na seção Doutrina.

Apenas associados ao IRIB têm acesso à página de visualização das publicações eletrônicas. Para isso, faça seu login no portal IRIB. O menu lateral superior esquerdo contém as categorias RDI, BIR e Doutrina.

Acesse a área restrita do site

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 31.05.2011

28º Encontro Regional será realizado na capital do turismo Catarinense
Saiba mais sobre os atrativos da cidade que recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano

Aquisição de terrenos rurais por estrangeiros é o tema central do 28º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis. O evento ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de junho em Balneário Camboriú, localizado em Santa Catarina. O hotel escolhido é o InfinityBlue/Recanto das Águas Resort & Spa.

Camboriú é uma cidade litorânea, localizada no norte do estado, e possui belas praias. O município tem o 7º lugar no índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). A estimativa é de que a região receba mais de 1,5 milhão de visitantes por ano.

A Praia Central está localizada próxima aos principais hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, além de variado parque comercial. A praia é margeada pela Avenida Atlântica, cujo charme está no calçadão que acompanha toda a orla.

Um pouco mais afastada, a cerca de 6 Km do centro, está a Praia de Laranjeiras. O local fica em uma pequena baía, com águas tranquilas próprias para banho e esportes náuticos. Em apenas 750 metros de extensão, concentra bares e restaurantes e trapiche para atracação de embarcações. O acesso pode ser feito pela BR-101, seguindo pela linha de acesso às praias ou pela Barra Sul, por meio dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias.

Inscreva-se agora

Fonte: Assessoria de Comunicação IRIB
Em 31.05.2011

TJSP divulga lista de aprovados nas provas escrita e prática do concurso extrajudicial
Veja a relação completa publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 30 de maio

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou, na edição do dia 30 de maio, do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) a relação dos aprovados nas provas escrita e prática do 7º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo.

O sorteio para definição da ordem de chamada e arguição dos candidatos habilitados para a prova oral será no dia 8 de junho, às 14 horas, na Plenária do extinto 2º Tribunal da Alçada Civil, em São Paulo. Feito o sorteio, os candidatos serão convocados para as provas orais.

Os candidatos habilitados para a prova oral serão submetidos a exames de personalidade, compreendidos o psicotécnico e o neuropsiquiátrico, conforme a ordem resultante do sorteio. A prova oral terá início no dia 28 de junho no mesmo local, seguindo a ordem do sorteio.

Lista completa dos aprovados

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 31.05.2011

Banque Nationale de Paris garante levantamento de quantia referente à desapropriação de imóvel
Primeira turma do STJ julgou que não se pode confundir "dúvida fundada sobre o domínio", com concurso de credores

Não se pode confundir "dúvida fundada sobre o domínio", com concurso de credores. Com este entendimento, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu, ao Banque Nationale de Paris (Suisse) S/A, o levantamento de quantia referente a 79% dos valores depositados devido à desapropriação de imóvel da Empresa Comercial Exportadora Cotra (Cotra S/A), do qual é adjudicatário. A decisão foi por maioria.

No caso, o município de São Paulo ajuizou ação de desapropriação contra a empresa Cotra, em fevereiro de 1994. No curso da demanda, foi protocolizada petição pelos Bancos Paribas e outros, na qual noticiaram a assinatura de acordo com a empresa expropriada e a cessão de direitos referentes a 21% dos créditos indenizatórios que decorreriam da ação de desapropriação.

Na mesma ação, o Banque Nationale de Paris apresentou petição impugnando o pedido dos demais bancos, ao informar que teria adjudicado o imóvel objeto da demanda expropriatória anteriormente nomeado à penhora em processo de execução também ajuizado contra a Cotra.

Leia mais

Fonte: STF
Em 30.05.2011

"Retificação não se condiciona às prévias averbações de reserva legal e de área de preservação permanente ambientais"

"(...) Não se infirma o entendimento consagrado, no sentido de que, para se obter a averbação de reserva legal deve-se trilhar via adequada, que não é o procedimento retificatório, por serem outros seu objeto e sua finalidade. Se isso é o que está assentado na esfera jurisdicional paulista, vale frisar que se encontra em harmonia com a vigente orientação administrativa emanada desta Corregedoria Geral da Justiça em relação a hipótese similar, mais abrangente, cujos fundamentos, todavia, se ajustam ao caso em tela. Afigura-se de melhor alvitre, enfim, diante das considerações expendidas, que o presente procedimento retificatório prossiga, pois destinado a aclarar os limites e a área do imóvel em tela, o que também é de interesse para aprimoramento dos dados constantes do fólio real (...)". Desembargador Antônio Carlos Munhoz Soares, Corregedor Geral da Justiça de São Paulo.

Íntegra da decisão

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 31.05.2011

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições