BE4076

Compartilhe:


BE4076 - ANO XII - São Paulo, 09 de junho de 2011 - ISSN1677-4388

28º Encontro Regional: inscreva-se pelo site até o dia 13/06
Conheça também o perfil dos palestrantes e debatedores convidados

Balneário Camboriú (SC) sediará o 28º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis nos dias 16, 17 e 18 de julho. O evento será prestigiado pela participação de representantes da Advocacia Geral da União (AGU), notários e registradores especialistas no tema central do evento "Aquisição de terrenos rurais por estrangeiros".

Na noite de quinta-feira, dia 16, o presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, abrirá oficialmente o evento. Na sequência, o vice-advogado geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria, conduzirá a conferência de abertura sobre o parecer emitido pela Consultoria-Geral da União/Advocacia-Geral da União (CGU/AGU) - PARECER CGU/AGU Nº 01/2008 – que fixa nova interpretação acerca da aquisição de imóvel rural por pessoa jurídica estrangeira.

Também será realizado um importante debate no dia 17, às 18h30, sobre a conveniência da propositura de ação judicial referente ao Procedimento de Controle Administrativo (PCA) nº 0005525-75.2009.2.00.0000, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Procedimento concluiu que a regra do Art.237-A, § 1º, da Lei 6.015/1973 - introduzida pela Lei 11.977/2009 - tem aplicação abrangente, alcançando todos os parcelamentos do solo urbano e incorporações imobiliárias, não limitando-se aos projetos incluídos no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). O presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, será debatedor em conjunto com o presidente da Anoreg-RJ, Renaldo Andrade Bussière, o registrador de imóveis da Comarca de São José (SC), Naurican Ludovico Lacerda e o advogado da Anoreg-BR Frederico Henrique Viegas de Lima.

Confira o perfil dos palestrantes e debatedores

Fonte: Assessoria de Comunicação IRIB
Em 09.06.2011

Oficiais de registro viajam em missão ao Haiti
Sensibilizada com catástrofe no Haiti, comitiva brasileira viaja ao país para auxiliar no registro imobiliário e no registro civil das pessoas naturais

No dia 3 de julho, registradores brasileiros viajam em missão ao Haiti, onde pretendem colaborar com a implantação do registro civil e do registro imobiliário do país. A delegação brasileira é composta de 11 representantes. A missão é mostrar como funciona o registro civil das pessoas naturais e o registro de imóveis no Brasil, que já serviram de exemplos para a China e a Rússia e alguns países da língua portuguesa.

A missão é comandada pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-br), que convidou o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e demais institutos membros para participar da empreitada. O presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, delegou a missão de representar a entidade ao registrador Ary José de Lima, oficial do 2º Registro de Imóveis de Santos (SP) e 1º secretário da Anoreg-BR.

O convite para participação dos notários e registradores surgiu da ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Em reunião ocorrida em março deste ano, o representante da OEA, Patrick Mallman, apresentou as diretrizes do projeto que deverá ser desenvolvido no decorrer de sete anos. "Dos cerca de oito milhões de haitianos, a metade não possui registro civil. Também não se sabe com exatidão a população do país, que talvez chegue a 11 milhões", disse.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Comunicação IRIB
Em 09.06.2011

É necessária apresentação de escritura pública para fins de registro de venda e compra com alienação fiduciária
1ª Vara de São Paulo julgou procedente suscitação de dúvida de registrador

A Primeira Vara de Registros Públicos de São Paulo (1ª VRPSP) julgou procedente a dúvida suscitada pelo 17º Oficial de Registro de Imóveis para manter a recusa do registro do instrumento particular de venda e compra com alienação fiduciária. A dúvida suscitada referia-se à necessidade de apresentação de escritura pública, na forma do art. 108, do Código Civil. A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico de 30 de maio de 2011.

O juiz de Direito Gustavo Henrique Bretas Marzagão disse em seu voto que o art. 108, do Código Civil, fixa como requisito de validade dos negócios jurídicos que versem sobre direitos reais sobre imóveis a utilização da escritura pública: "Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País."

Segundo o juiz, a burla ao art. 108, do Código Civil, seria de extrema facilidade bastando às partes contratantes estipular pequeno valor a título de financiamento para que a escritura pública fosse dispensada.

Suscitação de dúvida

Decisão

Fonte: Assessoria de Comunicação IRIB
Em 09.06.2011

Privatização dos cartórios

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Marcelo Guimarães Rodrigues publicou artigo no site Consultor Jurídico a respeito da estatização dos cartórios. No texto, comenta sobre a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a privatização dos cartórios do estado da Bahia.
 

Cartórios, atividade pública ou privada ?

Marcelo Guimarães Rodrigues
Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais


"(...) Apenas o Estado da Bahia ainda possui serviços notariais e de registros que não foram delegados a particulares, ou seja, permanecem sob a gestão do Estado (cerca de 957 estatizados e apenas 26 privados). A estatização dos cartórios extrajudiciais na Bahia começou na década de 1960, no governo de Antonio Carlos Magalhães. Embora a Constituição de 1988 tenha estabelecido que o serviço deve ser prestado por particular sob delegação do poder público, o Estado mantém os cartórios estatizados até hoje.

Segundo a Associação Nacional de Defesa dos Concursos para Cartórios (Andec), um dos problemas que a estatização dos cartórios da Bahia traz é a má qualidade do serviço prestado. Uma certidão de nascimento na Bahia demora até 100 dias para ser fornecida, segundo Humberto Monteiro da Costa, presidente da referida associação. A peculiaridade da situação dos cartórios extrajudiciais baianos chamou a atenção do CNJ que tomou a iniciativa de pedir providências sobre o assunto (PP 200810000021537) e decidir pela privatização, a fim de garantir que a legislação seja cumprida. O Conselho Nacional de Justiça também determinou que as serventias extrajudiciais do TJ/BA sejam privatizadas, na medida em que seus titulares deixarem os cargos, por aposentadoria ou falecimento.

Íntegra

Fonte: Assessoria de Comunicação IRIB
Em 09.06.2011

"A inexistência de comprovação dos requisitos exigidos em lei impede o
reconhecimento da impenhorabilidade do imóvel"

"(...) O Apelante alega que o imóvel objeto da penhora é sua única residência e também uma pequena propriedade rural, inferior a um módulo rural, sendo considerado um "minifúndio". Entretanto, não logrou êxito em comprovar tais alegações. A inexistência de comprovação dos requisitos exigidos em lei impede o reconhecimento da impenhorabilidade do imóvel. Na presente hipótese o embargante, ora apelante, não logrou êxito em comprovar se tratava de propriedade produtiva trabalhada por sua família ou único bem destinado à moradia, e da qual o mesmo dependia. Frise-se que, muito embora um dos contratos de "parceria agrícola" tenha sido firmado no ano de 2000 (fl.85), anterior ao ajuizamento da execução, isto não é suficiente para a comprovação de que o objeto da lide é o único pertencente ao apelado e que este o utiliza como moradia permanente, nele cultivando alimentos para sustento próprio e da família (...)". Desembargador Sebastião Rugier Bolelli, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Íntegra

Fonte: Assessoria de Comunicação IRIB
Em 09.06.2011

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições