BE4216

Compartilhe:


BE4216 - ANO XIII - São Paulo, 06 de novembro de 2012 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 
IRIB participará do 7º Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral
Vice-presidente para o Estado do RS, João Pedro Lamana Paiva, representará o Instituto

Nos dias 28 e 29 de novembro será realizado o 7º Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário, em Madri/Espanha. O evento é uma promoção conjunta do Centro de Estudos Notariais e Registais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (CENoR), do Colégio de Registradores de la Propiedad y Mercantiles de Espanha (CORPME) e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

O Seminário está inserido no contexto das matérias ministradas no XII Curso Anual de Derecho Registral para Registradores Iberoamericanos (CADRI). O Vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, representará o Instituto na condição de professor indicado para ministrar aula sobre o tema regularização fundiária, no dia 29 de novembro.

A 12ª edição do Cadri, em sua fase presencial, será realizada no período de 19 a 30 de novembro, na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) y Registros de la Propiedad de Madrid. O objetivo do CADRI é analisar a importância da função registral na formulação de políticas dos países, principalmente quanto à regularização fundiária, meio ambiente, defesa dos direitos dos consumidores, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 06.11.2012

Abertas inscrições para concurso de notários e registradores no Paraná
TJPR oferece 220 vagas de provimento e 110 de remoção. Inscrições vão até o dia 23/11

O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou na última quarta-feira (24/10) o Edital nº 1/2012 (Portaria 2589-D.M), que tornou pública a abertura das inscrições ao concurso público de provas e títulos para outorga de delegações de Notas e de Registro no Estado. Os interessados devem inscrever-se até o dia 23 de novembro.

Estão sendo oferecidas nesse concurso 220 vagas destinadas ao Provimento na carreira e 110 destinados à remoção. A organização é do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A aplicação das provas objetivas de seleção para provimento e remoção será realizada em Curitiba, capital do Estado do Paraná e está prevista para os dias 8 (remoção) e 9/12 (provimento inicial).

Para inscrições e outras informações acessar os sites do TJPR e do IBFC.

Edital nº 1/2012

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 05.11.2012

CSM/SP: Carta de Adjudicação. Comoriência – ausência. Partilhas sucessivas – necessidade. Continuidade.
Inexistindo comoriência, é necessária a realização de partilhas sucessivas, sob pena de violação do Princípio da Continuidade.

O Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo (CSMSP) julgou a Apelação Cível nº 0051003-05.2011.8.26.0100, que decidiu pela negativa de registro de Carta de Adjudicação em favor de herdeiro, sendo necessária a realização de partilhas sucessivas, uma vez que não houve comoriência. O acórdão, julgado improvido por unanimidade, teve como Relator o Desembargador José Renato Nalini.

Trata-se de apelação interposta em face de decisão proferida em suscitação de dúvida inversa, onde o juízo a quo reconheceu a impossibilidade de registro de Carta de Adjudicação, em razão de vícios na partilha objeto de decisão judicial. Em suas razões, a apelante sustenta a possibilidade de registro por se tratar de decisão judicial passível de ser cumprida, tendo sido apreciadas todas as questões no âmbito jurisdicional, bem como que o ato não implicará em prejuízos a terceiros e ao Fisco.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Parcelamento de solo. Extinção de condomínio – desmembramento de lote.
Questão esclarece dúvida acerca de desmembramento de lote.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta acerca de averbação de desmembramento de lote. Veja como o grupo de revisores técnicos do Boletim Eletrônico do IRIB se manifestou:

Pergunta
Um lote é objeto da matrícula nº xxxxx no Registro de Imóveis, e é de propriedade de 2 pessoas. Como o lote possui uma área de 620 m2, o município aprovou o seu desmembramento em 2 lotes, cada um com 310 m2. Os proprietários pretendem averbar o desmembramento e promover a divisão, ficando cada um com um lote. Consulta como devem proceder os proprietários:

a) Deve ser feita a averbação do desmembramento e depois disso pode-se promover uma escritura pública de divisão, cada um ficando com um lote.

b) Promove-se a averbação do desmembramento, e como neste caso, cada um dos proprietários fica titular de 50% de cada lote, depois é necessário que seja lavrada escritura de venda recíproca de frações ideais correspondentes a 50% de cada lote, ficando ao final cada um proprietário de 1 lote. O grande problema é que na segunda hipótese existe o pagamento do imposto de transmissão, o que onera a negociação. Outra pergunta: qual é o momento que devemos ter de base para diferenciar a divisão de uma permuta de frações ideais, num caso com o este?

Veja a resposta

Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário) Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo) e Maria Aparecida Bianchin Pacheco (registradora em Poxoréu/MT).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições