BE4237

Compartilhe:


BE4237 - ANO XIII - São Paulo, 19 de fevereiro de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 
IRIB e Anoreg-BR são recebidos na Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário
Audiência com o secretário Flávio Crocce Caetano ocorreu nesta terça-feira, 19/2

O IRIB e a Anoreg-BR participaram nesta terça-feira (19/2) de audiência na Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário. Os presidentes Ricardo Basto da Costa Coelho e Rogério Portugal Bacellar foram recebidos pelo secretário Flávio Crocce Caetano, no Ministério da Justiça, em Brasília/DF.

Durante o encontro foi discutida, entre outros assuntos, a criação de um grupo de trabalho para estudar propostas que promovam a desjudicialização. Também foi feito um convite para que a Anoreg-BR e o IRIB sejam parceiros da Secretaria de Reforma do Judiciário no projeto da Escola Nacional de Mediação e de Conciliação, lançado em 2012.

Ainda estiveram presentes à reunião, representando a Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário, Eduardo Machado Dias (coordenador geral) e Washington Guanaes Bonini (coordenador geral de Modernização da Administração da Justiça).

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.02.2013

O Direito de Superfície e a Dúvida Registrária serão abordados no terceiro painel do 32º Encontro Regional
Vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho, abordará o assunto no dia 22/3

A temática da Coleção Cadernos IRIB foi escolhida para nortear a programação do 32º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis. O evento é uma realização do Instituto, com apoio da Anoreg/BA, e será realizado de 21 a 23 de março em Salvador/BA.

O terceiro painel do evento abordará dois temas da Coleção Cadernos IRIB, o Direito de Superfície e a Dúvida Registrária. As obras são de autoria do registrador de imóveis em Volta Redonda/RJ e vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho. O registrador de Volta Redonda/RJ é mestre em Direito, exerceu as funções de juiz de Direito, promotor de Justiça e defensor público. A Coleção Cadernos IRIB é coordenada por Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, Francisco José Rezende dos Santos e Eduardo Pacheco Ribeiro Souza.

Hospedagem
O Hotel Deville Salvador sediará o 32º Encontro Regional. Interessados em se hospedar no local têm até o dia 22 de fevereiro para realizar suas reservas. O IRIB firmou parceria com o hotel e conseguiu tarifas diferenciadas para os participantes. O Deville tem localização é estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional de Salvador. Ao solicitar sua reserva, é importante ressaltar o código do evento: IRIB.Salvador 2013. Contato por email: [email protected] ou telefones: (71) 2106-8526 – 2106-8500.

Inscrições

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.02.2013

"A disputa pelos lotes urbanos"

O advogado Melhim Namem Chalhub publicou artigo sobre a disputa por lotes urbanos. Segundo ele, a desordem resultante dessa prática é de tal magnitude que reclama urgente proibição do "fechamento" de loteamentos e a pronta regulamentação da implantação de condomínios de lotes.

"(...) Para se avaliar a gravidade do problema, relembre- se que o isolamento de conjuntos imobiliários surgiu em meados do século passado, apelidado de "loteamento fechado", e seu propósito é suprir a deficiência de serviços públicos; por essa forma, os moradores cercam a área, assumem os serviços de limpeza, conservação e segurança.

A prática é irregular, cria guetos que obstruem o fluxo viário, asfixia a cidade e é fator de aumento da desordem urbana. Além disso, estimula o litígio entre vizinhos e abarrota o Judiciário com demandas relativas à cobrança de contribuições. São tão graves esses problemas que o Supremo Tribunal Federal qualificou a questão como matéria de repercussão geral, isto significando que os efeitos do processo judicial extrapolam o interesse das partes litigantes e atingem toda a sociedade.

Íntegra do artigo

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.02.2013

Pacto antenupcial – registro.
Questão esclarece sobre registro de pacto antenupcial.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta acerca do registro de pacto antenupcial. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Ulysses da Silva:

Pergunta: Onde deve ser registrado o pacto antenupcial?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo) e Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MT).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições