BE4246

Compartilhe:




BE4246 - ANO XIII - São Paulo, 22 de março de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 

32º Encontro Regional do IRIB tem início em Salvador/BA
A situação dos cartórios baianos privatizados foi abordada em todos os pronunciamentos da solenidade de abertura, na noite dessa quinta-feira (21/3)

A situação dos serviços extrajudiciais do Estado da Bahia, privatizados em 2011 por meio da Lei Estadual nº 12.352/2011, foi a tônica da solenidade de abertura do 32º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, na noite de quinta-feira (21/3), em Salvador. Promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), o evento - que se estende até sábado - reuniu cerca de 100 congressistas, entre registradores de imóveis, tabeliães, autoridades e servidores do Judiciário.

A mesa solene foi composta pelo presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho; o vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva; a juíza-corregedora, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira; o procurador chefe da Procuradoria Especializada Fiscal – Profis (órgão da Procuradoria Geral do Estado da Bahia), Elder dos Santos Verçosa; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg-BR, Rogério Portugal Barcellar; a presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado da Bahia, Conceição Aparecida Nobre Gaspar; a presidente do Sindicato Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Maria José Santos da Silva e o vice-presidente do IRIB para o Estado da Bahia, Vivaldo Afonso do Rego. A cerimônia foi conduzida pelo diretor Social e de Eventos do Instituto, Jordan Fabrício Martins.

Em seu discurso, o presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho agradeceu aos presentes, ressaltando a função primordial do Instituto de difundir a doutrina registral e a correta aplicação das leis. Ele salientou a importância da função dos registradores desde os primórdios: "A sociedade sempre entendeu ser da maior importância o ato e o fato de registrar. Sem registro não há vida, não há propriedade, não há direito. Nós registradores, com nosso talento, inteligência, técnica e conhecimento, contribuímos para sedimentar dentro da Lei e do Direito o ser e o ter", salientou.

Segundo Ricardo Coelho, o Instituto veio à Bahia, cumprindo compromisso assumido em 2012, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos oficiais e funcionários dos cartórios de Registro de Imóveis. O evento privilegia a discussão de temas recorrentes do dia a dia das serventias, extraídos da Coleção Cadernos IRIB: Compra e Venda; A Dúvida Registrária, Direito de Superfície e Regularização Fundiária de Interesse Social.

Difícil fase de transição
A juíza auxiliar Ana Conceição Barbuda Sanches, que coordena as serventias extrajudiciais do Estado da Bahia participou da abertura do 32º Encontro, representando a Corregedoria-Geral de Justiça. Ela enfatizou as particularidades desse momento de transição: "Hoje vivemos em uma fase com cartórios com delegações e outros sem delegação. Lamentavelmente não temos a Lei 12.352/2011 cumprida na sua plenitude e temos 1.477 cartórios a serem oferecidos em concurso público. Enquanto isso, a Corregedoria não se cansa de lutar contra qualquer tipo de mau atendimento, ausência de recursos tecnológicos e dificuldade de mão de obra. Viemos ao Encontro Regional do IRIB em busca de conhecimento e parcerias para minimizar esses problemas", afirmou.

O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos que se envolveram no processo de privatização dos serviços extrajudiciais baianos, especialmente a Anoreg-BA e o Sinpojud. "Sabemos que os registradores baianos estão carentes de conhecimento na área do registro imobiliário. Juntamente com o IRIB, assumimos o compromisso, antes da privatização, de contribuir para a melhoria dos serviços dos notários e registradores do Estado da Bahia. Esse é objetivo desse 32º Regional do IRIB", concluiu.

Galeria de fotos

Discurso do Presidente do IRIB

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.03.2013

Regional prioriza interação com a plateia
O espaço para solução de dúvidas é ampliado na 32ª edição do evento

Tendo em vista o resultado de pesquisas de avaliação dos Encontros IRIB, a organização do evento ampliou espaço para o debate após as palestras do Encontro de Salvador/BA, a fim de que os participantes possam interagir mais com os palestrantes.

A iniciativa não reduz o espaço do tradicional Pinga-Fogo, a sessão de perguntas e respostas dos regionais e nacionais promovidos pelo Instituto. Esse painel, que ocorrerá na manhã de sábado, é de participação gratuita e aberto aos funcionários dos cartórios, sendo dispensada a inscrição prévia.

O Pinga-Fogo é coordenado pelo secretário geral do IRIB, José Augusto Alves Pinto, registrador de imóveis em Araucária/PR. Também integram o painel os registradores de imóveis Sérgio Busso (Bragança Paulista/SP) e Luiz Egon Richter (Lajeado/RS) - 1º Tesoureiro e diretor Legislativo do IRIB, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.03.2013

IRIB e Anoreg-BR são recebidos na Procuradoria-Geral do Estado da Bahia
As entidades foram convidadas a participar de ação conjunta para a recuperação dos acervos dos cartórios baianos e a capacitação dos delegatários dos serviços

A classe notarial e registral recebeu um convite para participar ativamente de uma ação conjunta que objetiva preservar e reconstituir o acervo dos serviços extrajudiciais da Bahia. Foi apresentado ao IRIB, à Anoreg-BR e à Anoreg-BA projeto pioneiro que envolve também representantes do Governo do Estado e do Judiciário.

A reunião ocorreu na tarde de quinta-feira, 21/3, em Salvador, na sede da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia. Além do acervo pretérito, que exige a reconstituição de livros históricos seculares, também foram discutidas formas de backup, por meio de digitalização dos documentos custodiados pelas serventias baianas, especialmente aquelas que ainda não foram privatizadas (cartórios que ainda irão a concurso).

Conduzida pelo procurador-chefe da Procuradoria Especializada Fiscal - Profis, Elder dos Santos Verçosa, a reunião contou ainda com a presença dos representantes do IRIB: o diretor de Eventos, Jordan Fabrício Martins, a integrante do Conselho Editorial, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto e o vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Sócrates Sarmento. Também participaram o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar e a presidente da Anoreg-BA, Conceição Nobre Gaspar, além de representantes da Corregedoria-Geral de Justiça e da Secretaria de Estado da Fazenda.

O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, demonstrou-se sensível à situação dos cartórios baianos, que guardam em seus livros parte importante da história brasileira. Ele ainda colocou-se à disposição dos Poderes Executivo e Judiciário para ajudar no que for necessário, em ação integrada com a Anoreg-BA, a Anoreg-BR e outras entidades de representação da classe registral imobiliária.

Segundo a procuradora Cristiane Guimarães, da Procuradoria Especializada Fiscal - Profis, "a possibilidade a atuação cooperada entre órgãos do Estado, IRIB e Anoregs, voltada à recuperação do acervo, ganha impulso pela autorização legislativa de aporte de recursos ao Fundo de Aparelhamento do Judiciário – FAJ, oriundos da recuperação da divida ativa tributária". As parcerias serão firmadas por meio de Termos de Cooperação Técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.03.2013

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições