BE4275

Compartilhe:


BE4275 - ANO XIV - São Paulo, 04 de julho de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
IRIB firma Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria do Patrimônio da União
A finalidade da parceria é implantar medidas conjuntas visando à regularização dos imóveis da União

Formular e implementar medidas conjuntas voltadas ao aperfeiçoamento do registro imobiliário dos bens imóveis públicos federais. Este é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o IRIB, nesta quinta-feira ( 4/7), em Brasília/DF. O acordo foi assinado pelo presidente do Instituto, Ricardo Basto da Costa Coelho, e pela secretária do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes.

“Temos uma grande expectativa com a parceria que firmamos com o IRIB. O acordo e o plano de trabalho proposto vão auxiliar a SPU no cumprimento da sua principal função, que é dar destinação social e econômica para as áreas públicas federais, dentro da regularidade. Hoje, damos um passo importantíssimo para que isso ocorra”, afirmou a secretária Cassandra Maroni.

O presidente do IRIB lembrou que o ACT é um desdobramento de uma parceria iniciada em setembro de 2012, quando foi assinado um protocolo de intenções, por ocasião do Encontro Nacional, em Maceió/AL. “Nosso Instituto tem muito a contribuir para a regularização dos imóveis da União e faremos um esforço junto aos registradores de imóveis de todos os estados para que isso aconteça. O Acordo de Cooperação vem em boa hora, no momento em que estamos implantando o sistema de registro eletrônico no Brasil”, comentou.

 

Leia mais
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 04.07.2013
 

Inscrições abertas: XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
Estão abertas as inscrições para o evento que ocorrerá em Foz do Iguaçu/PR , de 23 a 27 de setembro

O XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, principal evento nacional dirigido à classe registral imobiliária, está com as inscrições abertas. Os 40 anos da edição da Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973) será o tema central do Encontro, a ser promovido pelo IRIB, com o apoio da Anoreg/BR e da Anoreg/PR, de 23 a 27 de setembro, em Foz do Iguaçu/PR.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal do Instituto, na área de eventos, com descontos especiais para associados ao IRIB e à Anoreg/PR. Os interessados que se inscreverem até o dia 18 de agosto têm, ainda, tarifa diferenciada. Também são aceitas inscrições de funcionários de cartórios como substitutos, escreventes e auxiliares e de outras pessoas diretamente vinculadas ao associado.

Hospedagem - O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort será a sede evento. O hotel, com uma área total de 165m², fica próximo das Cataratas do Iguaçu e possui completa infraestrutura para lazer e negócios.

O hotel oferece tarifas especiais para os congressistas. Para garantir a sua reserva, entre em contato pelo email [email protected]. É importante mencionar o código IRIB-Nacional 2013.

Em breve, o IRIB divulgará o temário do evento.

Inscreva-se

Hospedagem
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 04.07.2013
 

CSM/SP: Inventário extrajudicial. Requisitos legais – descumprimento.
É inviável o registro de escritura pública de inventário que não cumpre os requisitos legais.

O Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo (CSM/SP) julgou a Apelação Cível nº 0015227-89.2012.8.26.0590, onde se decidiu ser inviável o registro de escritura pública de inventário que não observou os requisitos legais para o ingresso no Registro de Imóveis. O recurso foi julgado improvido por unanimidade, tendo como Relator do acórdão o Desembargador José Renato Nalini.

Os apelantes interpuseram recurso objetivando a reforma de sentença proferida pelo juízo a quo, que reconheceu a impossibilidade do registro de Carta de Adjudicação, em razão de quebra dos princípios da continuidade e da disponibilidade. Sustentam, em suas razões, a possibilidade de registro por se tratar de decisão judicial e diante da impossibilidade de cumprimento da exigência, pela dificuldade de localização da certidão de casamento dos vendedores.No caso em tela, o apelante interpôs recurso contra sentença que julgou procedente a dúvida suscitada pelo Oficial Registrador, no sentido de obstar o registro de escritura pública de inventário com fundamento na falta de: a) declaração de inexistência de ações reais ou reipersecutórias ou de ônus reais sobre os imóveis (Decreto nº 93.240/86); b) declaração de quitação das despesas condominiais que recaem sobre o bem (Lei nº 4.591/64); c) inobservância do artigo 1.025, I, b, do Código de Processo Civil (“a partilha constará: I, b, o ativo, o passivo e o líquido partível, com as necessárias especificações”) e; d) inobservância do item 114 do Capítulo XIV, Tomo II, das NSCGJ paulista (declaração de inexistência de outros herdeiros do autor da herança).

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB
 

Cláusulas restritivas - imposição.
Questão trata acerca da imposição de cláusulas restritivas.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca da imposição de cláusulas restritivas. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto, valendo-se dos valiosos ensinamentos de Ademar Fioranelli e de Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza:

Pergunta: É possível a imposição de cláusula restritiva (incomunicabilidade) mesmo já tendo sido registrada a doação?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições