BE4280

Compartilhe:


BE4280 - ANO XIII - São Paulo, 23 de julho de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
XL Encontro Nacional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
Foz do Iguaçu/PR receberá o evento. Tarifa diferenciada para inscrições até 18/8

O XL Encontro Nacional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil está com as inscrições abertas, que devem ser feitas exclusivamente pelo portal. Os participantes que se inscreverem até o dia 18 de agosto têm tarifa diferenciada. O evento será realizado em Foz do Iguaçu/PR, de 23 a 27 de setembro, em uma iniciativa do IRIB, com o apoio da Anoreg/BR e da Anoreg/PR.

Foz do Iguaçu conta com atrativos turísticos naturais como as Cataratas e o Cânion do Iguaçu, a Hidrelétrica de Itaipu, além de museus, parques, feiras e mercados. Integrada à região trinacional, faz divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este.

O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort receberá o evento. Com o objetivo de assegurar vagas aos participantes do Encontro, o IRIB fez o bloqueio de apartamentos. A reserva por adesão deve ser feita até o dia 15/8, impreterivelmente. Após esta data, as solicitações estarão sujeitas à disponibilidade do hotel. Para fazer a reserva, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (45) 35213900. É importante mencionar o código IRIB-Nacional 2013.
 

Hospedagem

Inscreva-se

Associe-se ao IRIB
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.07.2013
 

Colégio Registral do Rio Grande do Sul inaugura nova sede
Solenidade contou com a presença de representantes das entidades ligadas à classe registral e notarial

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul inaugurou nova sede em Porto Alegre/RS. A solenidade, ocorrida em 18/7, contou com a participação de representantes das entidades ligadas aos setores registral e notarial. O Colégio Registral agora divide espaço com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis); a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do RS (Arpen/RS); o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (IRTDPJ/RS) e com a Escola Notarial e Registral do RS (Enore).

O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Deliberativo do IRIB, Julio Cesar Weschenfelder, explicou que o objetivo da união de todas as entidades em um mesmo endereço é tornar a representatividade mais forte e trabalhar de forma unida em torno dos objetivos comuns.

O IRIB foi representado pelo seu vice-presidente, João Pedro Lamana Paiva, que também é vice-presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul. A solenidade foi marcada, ainda, pela entrega do Mérito Registral ao ex-presidente do Colégio Registral do RS, Mario Pazutti Mezzari.
 

Galeria
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Registral/RS, com alterações
Em 23.07.2013
 

Tribunal de Justiça do Piauí lança concurso com 292 vagas
Estados do ES e do RN também realizam certames para ingresso e remoção na carreira

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) abriu, na segunda-feira (22/7), concurso público para prover 292 vagas de outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro. Do total de vagas, 5% são reservadas para candidatos com deficiência.

Para participar da seleção, é necessário ser bacharel em Direito, com diploma registrado, ou ter exercido, por dez anos, função em serviços notariais ou de registros. No caso de candidato por remoção, é preciso comprovar que já exerce a titularidade plena de serventia extrajudicial no Piauí por mais de dois anos. As inscrições podem ser feitas entre os dias 20 de agosto e 8 de setembro, somente pelo site Cespe/UnB.

Outros concursos – O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) também realiza certame para preenchimento 171 vagas de outorga para delegações de serventias extrajudiciais de notas e registros. O edital foi publicado em 10/07; as inscrições estão abertas e podem ser feitas até 29 de agosto também pelo site Cespe/UnB.

No Rio Grande do Norte, no período de 4 a 7 de agosto, serão realizadas arguições da etapa de prova oral do concurso público para notários e registradores. Ao todo, são esperados 270 candidatos, que deverão realizar as arguições na sede da Escola da Magistratura.
 

Edital TJES

Edital TJPI

RN: relação candidatos/dias e horários de prova
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações do TJPI, TJES e TJRN
Em 23.07.2013
 

CSM/SP: Registro de imóveis – Arrematação – Direitos do executado sobre o imóvel penhorado – Atos expropriatórios não atingiram o direito real de propriedade

Acórdão proferido em 9 de maio de 2013, pelo Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo - CSM/SP -, nos autos de APELAÇÃO Nº 0038265-20.2012.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que é apelante Angelissia Vargas Alves, e apelado 2º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Santos.

A situação mostra uma Carta de Arrematação a se reportar a direitos que o executado tinha em determinado imóvel, consistentes somente em recibo de sinal de negócio, levado para o respectivo procedimento judicial, sem mostras de que tal expropriação envolveu o direito de propriedade do bem em questão, razão pela qual não se autoriza o ingresso do citado título judicial na matrícula do imóvel.
 

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Alienação fiduciária. Credor-fiduciário. Cessão. Natureza do ato.
Questão esclarece acerca da natureza do ato a ser praticado quando da cessão da posição do credor-fiduciário.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca da natureza do ato a ser praticado quando da cessão da posição do credor-fiduciário. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Melhim Namem Chalhub e Sérgio Eduardo Martinez:

Pergunta: Na alienação fiduciária, a cessão da posição do credor-fiduciário é ato de registro ou de averbação?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições