BE4296

Compartilhe:


BE4296 - ANO XIII - São Paulo, 12 de setembro de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão
A evolução e a modernização do Registro de Imóveis nos últimos quarenta anos
Bianca Castellar de Faria, registradora de imóveis em Joinville/SC e especialista em Direito Notarial e Registral, apresentará o tema no dia 26/9

O XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil irá comemorar os 40 anos da edição da Lei dos Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973), em Foz do Iguaçu/PR, de 23 a 27 de setembro. A programação do evento traz, portanto, palestras que envolvem o tema, tal como “A evolução e a modernização do Registro de Imóveis nos últimos quarenta anos”. A conferência será apresentada pela registradora de imóveis em Joinville/SC, Bianca Castellar de Faria.

Bianca Castellar avalia que a evolução do Direito Registral desde a publicação da Lei nº 6.015 é bastante significativa. “No aspecto jurídico, no ano da sua promulgação, estávamos sob a égide de um Código Civil de 1916 e de uma Constituição Federal de 1967, ordenamentos que hoje já estão substancialmente alterados”, compara.

Mestre em Direito Público e pós-graduada em Direito Notarial e Registral e em Direito Registral Imobiliário, Bianca Castellar faz, ainda, uma análise no âmbito tecnológico. “Na época, nenhum cartório ou casa tinha computador, ninguém sabia o que era internet e telefone era um luxo. Além do próprio Direito ter sofrido mudanças de extrema relevância, os registros de imóveis, em quarenta anos, investiram em tecnologia, em capacitação, em centrais eletrônicas e na arte de bem atender os seus usuários", lembra a registradora de imóveis.

Programação

Palestrantes

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 12.09.2013


 
Últimos dias para se inscrever no XL Encontro
Inscrições devem ser feitas pelo site até dia 18/9. Participe!

As inscrições para o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil deverão ser feitas exclusivamente pelo site www.irib.org.br até dia 18 de setembro de 2013. Os associados ao IRIB e à Anoreg/PR, que apoia o evento, têm taxa de diferenciada. Também são aceitas inscrições de funcionários de cartórios: substitutos, escreventes, auxiliares e outras pessoas diretamente vinculadas ao associado.

O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort receberá o evento. Para fazer a reserva, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (45) 3521 3900. É importante mencionar o código IRIB-Nacional 2013.

Hospedagem

Inscreva-se

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 12.09.2013
 

I Seminário de Registro de Imóveis de Minas Gerais
IRIB será representado pelo seu presidente, Ricardo Coelho. Na programação, palestras de João Pedro Lamana Paiva, Francisco Rezende e Flauzilino Araújo

A Serjus/Anoreg-MG e o Instituto de Direito Notarial e Registral – IDNR irão promover o I Seminário de Registro de Imóveis de Minas Gerais. O evento será realizado no dia 13 de setembro, em Belo Horizonte. O IRIB apoia o Seminário e será representado por seu presidente, Ricardo Basto da Costa Coelho.

Na primeira etapa do evento, o tema “Registro de Imóveis como Instrumento de Regularização Fundiária” será abordado pelo registrador de imóveis em Belo Horizonte e membro nato do Conselho Deliberativo do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos. Na sequencia, o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e diretor de Tecnologia do IRIB, Flauzilino Araújo, vai tratar sobre “Registro Eletrônico nos Registros imobiliários”.

Na parte da tarde, estão programadas duas conferências: “A Portabilidade dos Financiamentos Imobiliários e Aspectos Registrais da Alienação Fiduciária”, com o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MG, Gilberto Netto Jr., e “Imóveis Rurais – Reserva Legal e Georreferenciamento na atualidade”, com o registrador de imóveis em Porto Alegre e vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva.

A abertura será feita, às 9 horas, pelo presidente da Serjus/Anoreg-MG, Roberto Dias de Andrade. O Seminário conta também com o apoio institucional da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MG.

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 12.09.2013

Oficial do 1º Ofício de Registro de Imóveis de BH recebe Medalha JK
A homenagem é concedida a personalidades que se destacam na prestação de serviços e contribuem para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais

O titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte/MG, Fernando Pereira do Nascimento, recebeu hoje, 12/9, a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck. A homenagem foi concedida pelo governador, Antonio Anastasia, na cidade de Diamantina/MG.

Há seis anos como oficial do mais antigo cartório de registro de imóveis da capital mineira, Fernando Pereira do Nascimento deu início a um trabalho ousado e que contribuiu para destacar o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte no cenário nacional. Com o objetivo de oferecer uma prestação de serviços diferenciada, adotou um conceito muito utilizado na iniciativa privada: o de gestão da qualidade. Desde então, já recebeu diversas premiações.

Leia mais

Fonte: 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, com alterações
Em 11.09.2013

Compra e venda – registro – retificação. Comprador – inclusão.
Questão esclarece acerca da retificação de registro de compra e venda para inclusão de mais um comprador.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca da retificação de registro de compra e venda para a inclusão de mais um comprador. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Maria do Carmo de Rezende Campos Couto:

Pergunta
“A” e “B” compraram um imóvel, sendo a escritura pública lavrada e registrada em 2011. Agora, apresentaram uma escritura de retificação, incluindo o comprador “C”. É possível a retificação do registro da compra e venda?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Email: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (titular do Ofício Único de Passagem Franca/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições