BE4297

Compartilhe:


BE4297 - ANO XIII - São Paulo, 17 de setembro de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão
XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
Evento começa na próxima semana, dia 23/9. Confira a programação oficial

De 23 a 27 de setembro, o IRIB irá promover, em Foz do Iguaçu/PR, o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Realizado em comemoração aos 40 anos da Lei nº 6.015/73, o evento conta com o apoio da Anoreg/BR e da Anoreg/PR.

Para debater assuntos de grande interesse da classe registral imobiliária, o Instituto convidou registradores de imóveis, juristas, mestres e especialistas em Direito Notarial e Registral. Confira os temas da programação oficial:

Implantação do registro eletrônico de imóveis - Flauzilino Araújo dos Santos

A missão institucional das Corregedorias–Gerais da Justiça no aprimoramento das atividades do extrajudicial - Aldary Nunes Junior

A Constituição de duas garantias fiduciárias sobre um mesmo imóvel simultaneamente – A Constituição de propriedade fiduciária sobre propriedade superveniente - Francisco José Rezende dos Santos, Melhim Namem Chalhub, José Antônio Cetraro, Leonardo Groba Mendes

Os 170 anos de história do registro imobiliário brasileiro e sua íntima ligação com os direitos fundamentais - Emanuel Costa Santos

A necessidade de abertura tipológica dos atos registrários 40 anos depois - Frederico Henrique Viegas de Lima

Regularização Imobiliária Nacional - João Pedro Lamana Paiva

O Provimento CNJ nº 34 e a Legislação Federal do IRPF. Os livros Diário Auxiliar e Caixa, que coexistem - Antonio Herance Filho

Divagações registrais no século XXI: Antecedentes e Realidades - Décio Erpen

Automação do georreferenciamento - Marcelo Cunha e Eduardo Agostinho Arruda Augusto

Delimitação espacial da propriedade - Eduardo Agostinho Arruda Augusto

Caracterização jurídica dos emolumentos: análise frente à Constituição Federal e à Lei 10.169/2000 - Naurican Ludovico Lacerda

A evolução e a modernização do Registro de Imóveis nos últimos quarenta anos - Bianca Castellar de Faria

Inovações no registro e regularização dominial das terras da União: panorama e desafios. Especificidades do registro e regularização dos imóveis da União. Compartilhamento de informações sobre transferências de imóveis da União – DOITU - Claudson Moreira e Paulo Toncovitch

PINGA-FOGO
José Augusto Alves Pinto (coordenador), Sérgio Busso, Luiz Egon Richter e Ademar Fioranelli.

Programação

Palestrantes

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 17.09.2013


 
Amanhã, 18/9, é o último dia para se inscrever no XL Encontro pelo site do IRIB
Após a data, interessados poderão realizar a inscrição somente na secretaria do evento, no dia 23/9, em Foz do Iguaçu/PR

O IRIB recebe pelo seu site inscrições para o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil até amanhã, quarta-feira (18/9). Após esta data, serão aceitas apenas inscrições na secretaria do evento, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, no dia 23/9, a partir das 9 horas.

Os associados ao IRIB e à Anoreg/PR, que apoia o evento, têm taxa de diferenciada. Também são aceitas inscrições de funcionários de cartórios: substitutos, escreventes, auxiliares e outras pessoas diretamente vinculadas ao associado.

Para fazer reserva no hotel que receberá o Encontro, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (45) 3521 3900. É importante mencionar o código IRIB-Nacional 2013.

Hospedagem

Inscreva-se

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 17.09.2013
 

Informações úteis para os participantes do XL Encontro
Saiba qual a documentação exigida para visitar Argentina e Paraguai, além de outras dicas

Para aqueles que querem aproveitar a estada em Foz do Iguaçu/PR e conhecer as opções de lazer nos países vizinhos, o IRIB reuniu uma série de dicas úteis: documentação exigida para entrar na Argentina e no Paraguai; documentação de menores, moedas aceitas, cotas de compras nas aduanas, tributos a serem pagos, isenções, entre outras.

A área de eventos do site do IRIB também traz opções turísticas para quem quiser usufruir de todas as atrações de Foz do Iguaçu, um dos principais destinos de viagem do Brasil.

Dicas úteis

Turismo em Foz do Iguaçu

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 17.09.2013

Retificação de área – Requerimento. Legitimidade.
Questão esclarece acerca da legitimidade para requerer retificação de área.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca da legitimidade para requerer retificação de área. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto, valendo-se dos preciosos ensinamentos de nosso Colega, Dr. Eduardo Augusto, bem como do Dr. Narciso Orlandi Neto:

Pergunta
Quem possui legitimidade para requerer retificação de área?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Email: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (titular do Ofício Único de Passagem Franca/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições