BE4358

Compartilhe:


BE4358 - ANO XIII - São Paulo, 22 de Maio de 2014 - ISSN1677-4388

versão para impressão
XLI Encontro dos Oficiais De Registro de Imóveis Do Brasil
Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre/RS, será a sede do evento. Inscrições abertas

As inscrições para o XLI Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil já podem ser feitas no portal do IRIB. O evento será realizado em Porto Alegre/RS, de 8 a 12 de setembro e irá comemorar os 40 anos do Instituto. Participantes que se inscreverem até o dia 8 de agosto têm desconto nas taxas.

Associados ao IRIB, à Anoreg-RS e ao Colégio Registral do Rio Grande do Sul têm tarifas diferenciadas. As inscrições também são abertas aos funcionários de cartórios e todos os que operam direta ou indiretamente com o Direito Registral Imobiliário, inclusive estudantes.

Temas de grande interesse da classe registral serão abordados e discutidos no evento. Entre eles, a implantação do Registro Eletrônico de Imóveis, a certificação de imóveis rurais e a regularização fundiária.

Hospedagem - O Plaza São Rafael Hotel será a sede do Encontro. O Instituto obteve tarifas especiais para os participantes, que também terão descontos na hospedagem do Plaza Porto Alegre, localizado a apenas 150 metros do hotel sede do evento. O código IRIB é imprescindível no ato da reserva. 

Com o objetivo de assegurar vagas aos congressistas, o IRIB fez o bloqueio de apartamentos. A reserva por adesão deve ser feita até o dia 15/6, impreterivelmente. Após esta data, as solicitações estarão sujeitas à disponibilidade do hotel.

Inscreva-se

Associe-se

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.05.2014

Iniciada a segunda etapa do projeto Registro Eletrônico/Sinter
IRIB participa da reunião dos grupos de trabalho que tratam do registro eletrônico, sistema financeiro e garantia do crédito

A segunda fase do projeto, que visa regulamentar o registro eletrônico de imóveis e institui o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), teve início ontem (21/5), em Brasília/DF. As reuniões foram convocadas pela Receita Federal do Brasil, responsável pela coordenação dos trabalhos. 

Após a primeira etapa – dedicada à elaboração da minuta do decreto-lei, que ficou a cargo do Grupo de Normas (GT1) – foram formados três novos grupos: Registro Eletrônico (GT2), Sistema Financeiro (GT3) e Garantia de Crédito (GT4). O IRIB possui assento nas três comissões.

Além do presidente e do vice-presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho e João Pedro Lamana Paiva, membros da diretoria e do Conselho Deliberativo participam do projeto a convite do Instituto: o 1º Tesoureiro, Sérgio Busso; o vice-presidente do IRIB para o Estado de São Paulo, Francisco Ventura de Toledo; o membro nato do Conselho Deliberativo Helvécio Duia Castello. Também participam os registradores de imóveis Mari Lúcia Carraro (Ribeirão Preto/SP), Frederico Jorge Assad (Ribeirão Preto/SP), Fábio Ribeiro do Santos (Campos do Jordão/SP) e Henrique Ferraz (Itapevi/SP).

Além do IRIB e do Instituto de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoa Jurídica (IRJDPJ Brasil), foram convocados para as reuniões representantes do Conselho Nacional de Justiça, Receita Federal, Ministério do Planejamento, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Incra, Ipea, Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).

Na segunda-feira (19/5), o IRIB expediu comunicado aos associados, com informações acerca da participação do Instituto na primeira etapa do projeto. Também foi divulgada a minuta do decreto-lei que vai regulamentar o sistema de registro eletrônico de imóveis, de títulos e documentos e civil de pessoas jurídicas.

Comunicado IRIB

Minuta

Leia mais



Galeria

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.05.2014

Registro de Imóveis em Porto Alegre/RS inaugura biblioteca
O espaço recebeu o nome dos registradores César Beck Machado e Glaci Maria Costi

O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS inaugurou, no dia 19 de maio, a “Biblioteca César Beck Machado e Glaci Maria Costi”, com cerca de duas mil obras. O vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, é o oficial titular do cartório que homenageou os dois registradores do Rio Grande do Sul, ambos já falecidos.

César Beck Machado atuou como registrador de imóveis de 1957 a 2011, no Município de Santo Ângelo/RS, onde Lamana Paiva iniciou na atividade registradora, no ano de 1970, como datilógrafo e escrevente. Já Glaci Maria Costi, falecida em 2001, foi oficial titular da 1ª Zona do Registro de Porto Alegre, desde 1963, sendo reconhecida como profissional de grande conhecimento e experiência na área registral imobiliária.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração Vânia Machado Burtet e Yara Machado Paiva, filhas de César Beck Machado, e Marco Machado Burtet, neto do homenageado, além de funcionários do cartório.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações da agência Gestão News
Em 22.05.2014

Compra e venda. Condomínio edilício – vaga de garagem. Atos a serem praticados.
Questão esclarece acerca dos atos a serem praticados quando ocorrer a alienação de vaga de garagem considerada como acessória da unidade autônoma para outro condômino.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca dos atos a serem praticados quando ocorrer a alienação de vaga de garagem considerada como acessória da unidade autônoma para outro condômino. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Mario Pazutti Mezzari:

Pergunta: No caso de condomínio edilício, quais atos devo praticar quando ocorrer a alienação de vaga de garagem considerada como acessória da unidade autônoma para outro condômino?

Veja a resposta

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.05.2014

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão). 

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução 

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições