BE4589

Compartilhe:


BE4589 - ANO XIV - São Paulo, 11 de Outubro de 2016 - ISSN1677-4388

versão para impressão
XI Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol-Chileno de Direito Registral Imobiliário
A programação preliminar já está disponível no site do evento, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, em Florianópolis/SC

A 11ª edição do Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol-Chileno de Direito Registral Imobiliário acontece na última semana deste mês, dias 27 e 28, em Florianópolis/SC. As inscrições estão abertas no portal do IRIB – www.irib.org.br e podem ser feitas até o dia 21/10. Associados às instituições organizadoras (Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Coimbra/Portugal, Colégio de Registradores da Espanha e Corporação Chilena de Estudos de Direito Registral) e registradores filiados à Anoreg-SC e ao Colégio Registral de Santa Catarina contam com tarifas diferencias.

O hotel sede do evento é o Majestic Palace e já recebe reservas com preços especiais para os participantes. O temário do evento também já foi definido. Durante dois dias, serão discutidos assuntos de interesse comum aos quatro países – Portugal, Brasil, Espanha e Chile. Confira abaixo os temas e os palestrantes.


 

Temas Conferencistas
I Sessão – “Novas formas de propriedade e o Direito Comparado: time sharing; apart hotel; flat service; condomínio urbanístico e loteamento fechado”. Melhim Namen Chalhub e Renato Martins Silva
II Sessão – “As novas tecnologias e o registro predial na sociedade da informação – Publicidade versus privacidade Madalena Teixeira e Bianca Castellar de Faria
III Sessão - Registro Eletrônico D. Sergio Saavedra e Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad
IV Sessão – “Usucapião extrajudicial, fundamentos constitucionais para a desjudicialização e o Direito Comparado” Mónica Jardim e Henrique Ferraz Corrêa de Mello
V Sessão – “Proteção ao terceiro adquirente de boa-fé: inoponibilidade, legitimação e a fé pública registral” Ivan Jacopetti Lago
VI Sessão - “Cadastro Territorial” D. Enrique Maside


Inscreva-se


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 11.10.2016

Chapas “IRIB 2017/2018 – Rumo ao Futuro” e “IRIB Construindo Pontes” participam do processo eleitoral do Instituto
Eleição acontecerá no dia 1º de dezembro. Associados efetivos receberão até o dia 1º de novembro, via postal, o regulamento eleitoral e a cédula única para votação

Duas chapas - “IRIB Construindo Pontes” e “IRIB 2017/2018 – Rumo ao Futuro” - tiveram seus registros admitidos e disputam a eleição para escolha da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e de Ética do IRIB biênio 2017/2018. O pleito será realizado no dia 1º/12, na sede do Instituto, em São Paulo. Podem votar todos os associados registradores imobiliários em dia com suas contribuições com o Instituto. Até o dia 1º/11, serão remetidos, via postal, o regulamento eleitoral e a cédula única para votação, além de instruções sobre a forma de votar e a segurança de sigilo do voto.

Os candidatos à Diretoria Executiva da chapa “IRIB 2017/2018 – Rumo ao Futuro” são: Jordan Fabrício Martins (SC) – presidente; Sérgio Busso (SP) – vice-presidente; Maria Aparecida Bianchin Pacheco (MT) - secretária-geral; Nafé de Jesus de Oliveira (RO) - 2º secretário; Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad (SP) – tesoureiro-geral; Eduardo Arruda Schroeder (SC) - 2º Tesoureiro; e Gabriel Fernando do Amaral (PR) - diretor social. 

Pela chapa “IRIB Construindo Pontes”, concorrem aos cargos da Diretoria Executiva os seguintes candidatos: Sérgio Jacomino (SP) – presidente; Francisco Ventura de Toledo (SP) – vice-presidente; João Baptista Galhardo (SP) – secretário-geral; Ana Teresa Araújo Mello Fiúza (CE) – 2ª secretária; George Takeda (SP) – tesoureiro-geral; Michel Abílio Nagib Neme (PR) – 2º tesoureiro; e Naila de Rezende Khuri (SP) – diretora social.

Veja nos links, a seguir, a composição completa das chapas inscritas.

IRIB Construindo Pontes

IRIB 2017/2018 – Rumo ao Futuro


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 11.10.2016

TJRS: Instrumento particular – confissão de dívida – constituição de alienação fiduciária. Propriedade superveniente – inviabilidade.
A alienação fiduciária em garantia de bem imóvel é passível de registro, nos termos do art. 167, inciso I, item 35, da Lei de Registros Públicos, diferentemente da alienação fiduciária sobre a denominada “propriedade superveniente”.

A Décima Oitava Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) julgou a Apelação Cível nº 70069852457, onde se decidiu que a alienação fiduciária em garantia de bem imóvel é passível de registro, nos termos do art. 167, inciso I, item 35, da Lei de Registros Públicos, diferentemente da alienação fiduciária sobre a denominada “propriedade superveniente”. O acórdão teve como Relator o Desembargador João Moreno Pomar e o recurso foi, por unanimidade, julgado improvido.

O caso trata de apelação interposta em face de sentença que julgou procedente dúvida suscitada pelo Oficial Registrador e negou o registro de instrumento particular de confissão de dívida e constituição de alienação fiduciária de bem imóvel que teve como objeto a propriedade superveniente. O Oficial Registrador, ao devolver o título, apontou que consta da matrícula imobiliária o registro de instrumento particular de compra e venda com financiamento e pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo como devedor fiduciante o ora confitente devedor e como credora fiduciária a Caixa Econômica Federal. Afirmou, também, que o confitente não é titular da propriedade plena do imóvel, sendo apenas possuidor direto e que é requisito para que um imóvel seja objeto de alienação fiduciária que ele seja suscetível de alienação e que o proprietário seja titular da plena propriedade. Por seu turno, o interessado apresentou impugnação sustentando, em síntese, que a alienação fiduciária sobre propriedade superveniente é possível e que o fiduciante será titular desta quando do cancelamento da propriedade fiduciária no Registro de Imóveis. Citou, ainda, o art. 130 do Código Civil e a doutrina de Melhim Namem Chalhub.

Íntegra da decisão

Leia mais

 

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB.

Cédula de Crédito Bancário – credor – assinatura.
Questão esclarece dúvida acerca da Cédula de Crédito Bancário.

Nesta edição do Boletim Eletrônico esclarecemos dúvida acerca da Cédula de Crédito Bancário. Veja nosso posicionamento sobre o assunto:

Pergunta: Recebemos uma Cédula de Crédito Bancário com garantia imobiliária para registro, onde constou somente a assinatura do emitente. Pergunto: É necessária a assinatura do credor na Cédula de Crédito Bancário?

Veja a resposta

 

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletim@irib.org.br ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: João Pedro Lamana Paiva (presidentelamanapaiva@irib.org.br)
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: ouvidoria@irib.org.br
Revisão Técnica:
João Pedro Lamana Paiva (presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e vice-presidente para o Estado de Minas Gerais); Ricardo Basto da Costa Coelho (membro do Conselho Deliberativo); José Augusto Alves Pinto (vice-presidente para o Estado do Paraná); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente para o Estado de São Paulo); Luiz Egon Richter (diretor Legislativo); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br