BE3211

Compartilhe:


Acompanhamento de novas leis conta com nova diretora


A registradora imobiliária de Assis, SP, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto é a nova diretora de assuntos legislativos do Irib.

Maria do Carmo de Rezende Campos Couto assume a diretoria de assuntos legislativos do Irib, cargo ocupado interinamente por Patricia André de Camargo Ferraz (Diadema, SP), diretora de regularização fundiária e urbanismo. “Quero dar continuidade às ações de Patricia Ferraz, em Brasília, e coordenar os grupos de trabalho em São Paulo”, declara Maria do Carmo, que já fazia parte da comissão de assuntos legislativos.

Mineira de Belo Horizonte, a dinâmica registradora segue o exemplo de casa. “Minha mãe, Célia Rezende Campos, foi diretora do Irib por muitos anos”, relembra.

Sua carreira começou em Betim, Minas Gerais, há 25 anos, quando assumiu a função de substituta de Célia Rezende Campos. Em 2003, foi aprovada no concurso e passou a ser a registradora de Assis, cidade com cerca de 100 mil habitantes, situada a 430 quilômetros de São Paulo.

As dificuldades de mudar deixando em Minas os filhos que cursavam faculdade foram amenizadas pela recepção que teve em Assis. “Trata-se de uma cidade com poucas irregularidades nos registros e herdei uma equipe com vinte profissionais competentes”.

Acompanhamento dos trabalhos do Congresso nacional

A diretoria que Maria do Carmo assume no Irib é muito importante. Ela vai acompanhar os projetos de leis e medidas provisórias direta ou indiretamente ligadas à atividade dos registradores. “Temos hoje uma comissão de dez pessoas voluntariamente dedicadas a estudar e analisar esses projetos de lei”, explica.

Além de participar das reuniões mensais da comissão, Maria do Carmo deverá acompanhar os trabalhos do Congresso nacional. “Já fui a Brasília várias vezes com Patricia Ferraz e sei que a tarefa não é fácil. No entanto, esse acompanhamento é de extrema importância para a atividade e exige muito estudo, o que nos faz crescer pessoal e como profissionalmente. É bom sentir que estamos fazendo parte da história do registro imobiliário no Brasil”.

Nas visitas que fez ao Congresso, a registradora observou o respeito e a receptividade que tem hoje o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil. “Vejo que as sementes lançadas pelo presidente, pelos ex-presidentes e diretores do Irib e geram bons frutos”.

Segundo o presidente Helvécio Castello os projetos de lei, favoráveis ou não ao registro, representam oportunidades para nós. O acompanhamento dos trabalhos do Congresso é estratégico e fundamental para podermos maximizar as oportunidades e minimizar os impactos negativos. O Irib monitora mais de duzentos projetos, temos muito trabalho pela frente”.

A nossa diretora de assuntos legislativos pede que os registradores imobiliários de todo o Brasil colaborem com seus conhecimentos sobre leis, legisladores e política em geral. “Toda contribuição é valiosa para nós”, diz.

Quem tiver alguma contribuição a oferecer pode entrar em contato com Maria do Carmo de Rezende Campos Couto pelo e-mail [email protected]



Últimos boletins



Ver todas as edições