BE4445

Compartilhe:


BE4445 - ANO XIV - São Paulo, 23 de Abril de 2015 - ISSN1677-4388

versão para impressão
Encontro Regional vai discutir a importância da gestão da qualidade no Registro de Imóveis
De 7 a 9 de maio, em Belém/PA. Faça sua inscrição e garanta a sua vaga

Caberá ao vice-presidente do IRIB para o Estado do Pará, Cleomar Carneiro de Moura, a  missão de proferir a palestra de abertura do 34º Encontro Regional. Ele tratará de um tema atual e muito importante para os registradores de imóveis, a gestão de seus cartórios.

Anfitrião da 34ª edição do Regional, o registrador de imóveis em Belém/PA afirma que, “quando falamos em qualidade, pensamos desde logo na busca incessante pela excelência. Podemos citar Aristóteles, em sua célebre frase: ‘Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.’ Assim, pretendo mostrar em minha palestra a importância de desenvolver o hábito da excelência”, comenta.

De acordo com o conferencista, existem vários sistemas de gestão da qualidade, mas a opção deve ser feita por aquele que valoriza o desenvolvimento humano. “Acreditamos que se os nossos colaboradores estiverem satisfeitos e felizes, gostando de trabalhar no seu ambiente de trabalho, eles serão mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos do cartório”, explica o titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belém, que já foi agraciado com o Prêmio de Qualidade Total (PQTA), da Anoreg-BR, nas categorias Ouro (2012) e Diamante (2013 e 2014).

Em sua palestra, ele pretende detalhar o sistema de gestão adotado na serventia, tratando também de alguns fundamentos da excelência tais como: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimentos sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social.

Inscrições

Programação

Hospedagem

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.04.2015

MT: Integrantes da Comissão de Regularização Fundiária dialogam com os registradores de imóveis do Estado
Promovida pelo IRIB, com apoio da Anoreg-MT, a reunião contou com a participação da professora argentina Teodora Zamudio

Cerca de 30 participantes atenderam ao convite do IRIB para participar de reunião realizada na semana passada, em Cuiabá/MT. O encontro reuniu também integrantes da Comissão de Regularização Fundiária da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso, que tiveram a oportunidade dialogar com os registradores de imóveis presentes, muitos deles vindos de comarcas distantes da capital.

Realizada com o apoio da Anoreg/MT, a reunião foi coordenada pelo vice-presidente do IRIB no estado, José de Arimatéia Barbosa, registrador de imóveis em Campo Novo do Parecis. Ele deu boas vindas aos participantes em nome do presidente do Instituto, João Pedro Lamana Paiva, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre as entidades de classe para o fortalecimento da classe registral imobiliária.

José de Arimatéia ressaltou também que o evento foi um marco importante no alinhamento de ações entre o IRIB, a Anoreg-MT e a Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA, representada pela professora Teodora Zamudio, convidada especial do evento.

Em sua participação, a presidente da Anoreg-MT e suplente do Conselho Fiscal do IRIB, Maria Aparecida Biachin Pacheco, registradora de imóveis em Poxoréu/MT, tratou do Provimento nº 44, de 18 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece normas gerais para o registro da regularização fundiária urbana.

Segundo ela, o normativo nacional torna desnecessária a regularização lote por lote. “Há a possibilidade de você converter a posse legitimada em propriedade antes do cinco anos. E, ainda, é possível regularizar condomínios edilícios e casas geminadas. Esta é mais uma ação para simplificar a regularização fundiária e não termos tantos entraves e complicações”, afirmou.

Galeria

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.04.2015

IRIB intensifica parcerias com instituições de ensino internacionais
Além do convênio com a Universidade Del Museo Social Argentino, Instituto está em negociação com instituição de ensino italiana

A conferência da professora Teodora Zamudio, ocorrida em Cuiabá/MT, no dia 16/4, abordou a importância do convênio firmado entre o IRIB e a Universidade Del Museo Social Argentino - UMSA.  A palestrante também trouxe para o debate questões como o direito de propriedade em terras indígenas.

Diretora do curso de doutorado da UMSA, Teodora Zamudio afirmou que a parceria com o IRIB possibilitou justificar, perante a Comissão Nacional de Estudos Universitários da Argentina, a intenção de incluir dentro das especialidades do doutorado o Direito Registral e Notarial. “A partir desse convênio, também aprofundamos nossa relação com o Colégio de Notários da Argentina, que irá se unir aos professores, notários e registradores brasileiros, para fornecer uma visão continental aos alunos do próximo doutorado”, afirmou.

Outro convênio em pauta foi o que será firmado pelo IRIB com a Università degli Studi di Salerno - Unisa, na Itália. Os termos da parceria já então sendo definidos e, em breve, serão divulgados pelo Instituto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.04.2015

Município no Oeste Catarinense atingido por tornado promove a campanha “Xanxerê Solidário”
Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina, Anoreg-SC e IRIB convidam todos a participar

No dia 20 de abril, por volta das 15h, o município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por um tornado, que deixou mortos, feridos e aproximadamente mil desabrigados. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), os ventos que formaram o fenômeno podem ter variado de 100km/h a 330km/h. Duas pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas.

Nesse sentido, o Colegio Registral Imobiliário de Santa Catarina, a Anoreg-SC e o IRIB convidam notários e registradores a participarem da campanha “Xanxerê Solidária”, criada em prol das vítimas do tornado. Entre os danos da tragédia, quase quatro mil casas foram danificadas, segundo o Formulário de Identificação de Desastre (Fide). O ventos derrubaram, ainda, cinco torres de transmissão de energia.

As instituições envolvidas na campanha entraram em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do município, que informou os dados de conta corrente especial para os interessados em ajudar.
 

 

Conta corrente oficial para doações:

Banco do Brasil
Agência 0586-X   -   Conta/corrente 2015-X
CNPJ 8.009.860/0001-13
Prefeitura Municipal de Xanxerê
Contato: (49) 3441-8500
Site: http://xanxere.sc.gov.br



 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.04.2015

Alienação fiduciária. Leilões – realização – procedimentos.
Questão esclarece acerca dos procedimentos para realização dos leilões previstos na Lei nº 9.514/97.

Nesta edição do Boletim Eletrônico esclarecemos dúvida acerca dos procedimentos para realização dos leilões previstos na Lei nº 9.514/97. Veja nosso posicionamento acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Melhim Namem Chalhub:

Pergunta: Quais os procedimentos para a realização dos leilões previstos na Lei nº 9.514/97?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: João Pedro Lamana Paiva ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
João Pedro Lamana Paiva (presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e vice-presidente para o Estado de Minas Gerais); Ricardo Basto da Costa Coelho (membro do Conselho Deliberativo); José Augusto Alves Pinto (vice-presidente para o Estado do Paraná); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente para o Estado de São Paulo); Luiz Egon Richter (diretor Legislativo); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições