Em 19/12/2014

Investimento em infraestrutura tira assentados do isolamento no estado do Amapá


O Incra entregou oficialmente 37 km de estrada vicinal para facilitar a vida de 170 famílias que vivem na localidade, pois a estrada tirou as famílias de décadas de isolamento


Investimento de infraestrutura realizado pela Superintendência Regional do Incra no Amapá tirou do isolamento famílias assentadas que vivem nas proximidades do Parque Nacional do Cabo Orange, no Norte do estado, na divisa do Brasil com a Guiana Francesa. Na semana passada, o Incra entregou oficialmente 37 km de estrada vicinal que liga o Projeto de Assentamento Vila Velha do Cassiporé à sede do município de Oiapoque.

A superintendente Maria Assunção Giusti de Almeida destaca que a entrega da obra foi a realização de um sonho para as 170 famílias que vivem na localidade, pois a estrada tirou as famílias de décadas de isolamento. Antes, o acesso ao assentamento só era possível por via fluvial, de difícil mobilidade, por ser o rio Cassiporé cheio de corredeiras. “As pessoas tinham que desviar as embarcações, mesmo as pequenas, das pedras”, disse.

Em condições normais, o trajeto para descer do assentamento até a BR-156 levava cerca de três horas na ida e outras quatro horas e meia na volta, devido às correntezas. Essa falta de acesso trazia dificuldades diversas, inclusive para o escoamento da produção das famílias assentadas no Vila Velha do Cassiporé.

Para o secretário de Agricultura de Oiapoque, Genival Campo no período de 17 de outubro até o início de dezembro último já haviam sido transportadas 30 mil melancias pela estrada finalizada. “Várias carradas de produtos agrícolas e extrativistas seriam descartados, perdidos se não fosse a estrada nova em decorrência da fragilidade em transporte pelo rio Cassiporé”, afirma.

Além da superintendente Maria Assunção Giusti de Almeida e de servidores do Incra/AP, visitaram a comunidade na entrega oficial da estrada a vice-prefeita de Oiapoque, Maria da Paz, os secretários de Agricultura e Saúde, bem como assentados e moradores das proximidades. A conquista foi comemorada com festa e jogos de futebol masculino e feminino.

Para Maria Assunção Giusti a obra realizada pela autarquia proporciona a melhoria na qualidade de vida e cria novas perspectivas econômicas para as famílias assentadas.

O Parque Nacional Cabo Orange foi criado pela Presidência da República em 1980, com área de aproximadamente 657 mil hectares, com o objetivo de preservar os ecossistemas de manguezal e de campos de planície localizados na foz do rio Oiapoque e na costa Norte do Brasil, no estado do Amapá. O mangue ou manguezal tem como fator seletivo da vegetação a salinidade do mar, onde as espécies que ocorrem estão adaptadas às condições do habitat.

Fonte: Incra

Em 18.12.2014



Compartilhe