Em 05/03/2015

G1: Em Petrópolis/RJ, 72 famílias recebem título de posse de suas casas


Mais 150 famílias do bairro estão tendo seus imóveis analisados para também terem acesso ao documento que garante a posse definitivas das casas


A Secretaria estadual de Habitação iniciou no dia 28/2 a entrega de título de posse de casas para as primeiras 72 famílias a passarem pela regularização fundiária, na comunidade 24 de Maio, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Mais 150 famílias do bairro estão tendo seus imóveis analisados para também terem acesso ao documento que garante a posse definitivas das casas. A entrega dos primeiros títulos foi feita pelo secretário Bernardo Rossi no Colégio Estadual Augusto Meschick.

“Como petropolitano é um dia muito feliz para mim de ter a chance de participar de um momento importante para a comunidade, uma das mais antigas da cidade com mais de 60 anos de existência. O título simboliza a real cidadania de todas estas famílias”, destacou Bernardo Rossi, apontando ainda que o programa, executado pelo Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj), em Petrópolis está processando a posse de casas de quase 5 mil famílias em diversos bairros como Corrêas, Araras, Retiro e Itaipava.

“Todo o trabalho feito no estado onde atualmente temos 117 mil títulos em andamento é meticuloso, como foi aqui na 24 de Maio. As casas precisam estar em áreas fora de risco entre outros critérios que possibilitam a titulação. As comunidades são acompanhadas por técnicos e por assistentes sociais durante todo o tempo, um apoio para que tudo seja feito da forma mais rápida e que todos possam entender e acompanhar o processo, de modo bem transparente”, explica Mayumi Sone, presidente do Iterj.

Elza Tavares, de 90 anos, uma das moradoras mais antigas da comunidade, foi uma das primeiras a receber o título. Ela mora na 24 de Maio há 60 anos. Sua filha Sônia falou com emoção de receber o documento. “Com essa idade avançada é uma segurança para minha mãe e toda a nossa família ter em mãos este título”. Nilton Esteves Tavares, 80 anos, construiu sua casa no local há 55 anos. “Criei meus cinco filhos aqui e hoje meu coração está leve por ter a posse real da minha casa”, diz o ex-ambulante, hoje aposentado.

Fonte: G1

Em 3.3.2015



Compartilhe