Em 21/05/2015

TJBA: Primeiros livros recuperados em Programa de Restauro já estão à disposição de cartórios


Serão recuperados, no máximo, 20 livros e, no mínimo, 10 livros por mês


Já estão à disposição dos cartórios os primeiros oito livros recuperados dentro do programa de restauro, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em parceria com a empresa Memória e Arte. Mais sete já estão em fase final de restauração.

Dos oito livros totalmente restaurados, cinco são do 2º Registro de Imóveis, e três do 1º Registro de Imóveis. A parceria foi firmada pelo tribunal para a recuperação de livros dos cartórios baianos.

As equipes têm, em média, seis profissionais trabalhando para a recuperação dos livros. De acordo com as cláusulas do contrato assinado, serão recuperados no máximo 20 livros, e no mínimo 10 livros por mês.

A iniciativa tem como objetivo preservar a informação e a memória, além de garantir a manutenção dos documentos, prestando um melhor serviço à sociedade.

A solicitação do serviço deve ser encaminhada por meio de ofício ao Chefe do Núcleo de Documentação e Informação (NDI). A solicitação passa, então, para a Corregedoria-Geral da Justiça, responsável por indicar as prioridades para a realização do serviço.

Este mês, a Corregedoria está dando total prioridade para as comarcas do interior. Uma série de livros já foi indicada para o processo.

A execução e a fiscalização do contrato fica por conta da coordenação da Gestão de Arquivos e do Núcleo de Documentação e Informação. A corregedoria divulga e atualiza, sempre antecipadamente, os livros que estarão fora de publicação por um tempo, levando em conta a minuciosidade do trabalho de restauração.

Mais informações sobre a Recuperação de Livros podem ser encontradas no menu Servidor, no portal do TJBA. No link Gestão Documental, encontra-se o “Manual de Utilização do Serviço de Restauração de Livros Cartorários.”

Fonte: TJBA

Em 21.5.2015



Compartilhe