Em 20/04/2018

Blockchain em debate - Especialistas visitam o IRIB


Dando seguimento aos trabalhos do NEAR – Núcleo de Estudos Avançados do Registro de Imóveis Eletrônico, o IRIB recebeu o prof. Ulysses Pereira Pacheco Filho (FGV-EAESP) e Lúcia B. Lamberti (GO Associados). O tema do encontro: blockchain e suas aplicações nas atividades registrais e notariais.


Na tarde de sexta-feira (20.04) reuniram-se na biblioteca da NEAR – Núcleo de Estudos Avançados do Registro de Imóveis Eletrônico o prof. Ulysses Pereira Pacheco Filho, integrante do Programa de Doutorado em Administração de Empresas da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), Lúcia B. Lamberti, pesquisadora e membro da GO Associados com o Presidente do IRIB, Sérgio Jacomino.

Os pesquisadores foram recebidos pela engenheira mecatrônica Adriana Unger (POLI-USP) e gestora de projetos do IRIB, Aline Takemura, pesquisadora e pelo registrador paulista Otávio Fairbanks do Registro de Imóveis e Anexos de Pontal, SP.

O tema central das discussões foi a blockchain aplicada às atividades notariais e registrais.

Os visitantes saíram da reunião convencidos de que o tema merece ser aprofundado no âmbito acadêmico, atraindo para as discussões outros interlocutores que possam conhecer e debater as boas razões apresentadas pelos registradores. Segundo eles, há um “senso comum teórico” que tolda as discussões e que se sustenta sem uma base sólida calcada no conhecimento específico das atividades registrais.

Ao final da reunião ficou acertado um novo encontro a ser realizado em breve no âmbito acadêmico.

Segundo Jacomino, a interlocução com outros especialistas enriquece o debate, fertiliza as ideias que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do NEAR-IRIB e permite revelar o ponto de vista dos registradores.

Confira as fotos aqui 



Compartilhe