Em 20/04/2016

Canelas/RS reúne mais de 300 congressistas no X Encontro Notarial e Registral


Presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, participou do evento com o tema “O Direito Material e a usucapião extrajudicial”


O Colégio Notarial do Brasil e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul promoveram, na semana passada, dias 15 e 16 de abril, na cidade de Canelas/RS, o X Encontro Notarial e Registral. O evento reuniu mais de 300 pessoas, no centro de eventos do Hotel Continental.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, foi convidado para a solenidade de abertura, e destacou que o papel que notários e registradores realizam é de extrema importância na esfera social. “São profissionais cujo trabalho garante o direito das famílias e dos indivíduos, ao assegurar a validade dos contratos e dos compromissos que estão na base na nossa sociedade. Não nos esqueçamos que uma sociedade bem organizada repousa necessariamente na confiança entre os cidadãos. Ao garantir a idoneidade dos contratos e compromissos, vocês fortalecem a confiança dos cidadãos entre si”.

O presidente do IRIB e titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva, participou do painel “O Direito Material e a usucapião extrajudicial”, que foi coordenado pela conselheira fiscal do Colégio Registral Adelle Ribeiro Coelho Sandri. O procurador de Justiça do Ministério Público – RS Armando Antônio Lotti; o advogado Luís Antônio Longo; e o tabelião de Camaquã/RS Ney Paulo Silveira de Azambuja também participaram da mesa.

Na sexta-feira, a programação também teve temas atuais e de interesse para a classe notarial e registral, tais como “A atuação de notários e registradores e sua identidade corporativa”, “Mediação nos serviços notariais e registrais”, “Redesim, integração dos RCPJ com a Receita Federal”, “Ética notarial e registral”, e “As alterações do novo CPC na atividade do tabelionato de protestos”. Foram apresentados, ainda, dois painéis de notícias, com informações sobre o andamento de projetos que tramitam no Legislativo e Lei de Emolumentos, por exemplo.

Na manhã de sábado, o mestre em Ciência Política, advogado e jornalista Clovis de Barros Filho falou sobre os significados dos princípios moral e ética, que, segundo ele, são os primeiros passos para a sociedade promover a mudança que irá gerar a paz social. No final do Encontro, contaram com uma sessão de perguntas e respostas, o tradicional Pinga-Fogo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações do CNB-RS

Em 19.04.2016



Compartilhe