Em 01/11/2016

Cartórios mato-grossenses recebem prêmio que reconhece qualidade de atendimento e gestão


26 cartórios foram premiados pela Anoreg/MT no último sábado, 29/10


Os cartórios mato-grossenses que investiram em melhorias no atendimento, na gestão de pessoas, em ações socioambientais e na busca pela excelência foram premiados na 2º Edição do Prêmio Excelência em Gestão nos Serviços Notarias e Registrais Mato-Grossenses (PEGSNR-MT) da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT). A cerimônia, que aconteceu no último sábado (29.10), premiou 26 serventias nas categorias bronze, prata, ouro e diamante e reuniu cerca de 150 notários e registradores no Alphaville Buffet, em Cuiabá. 

O PEGSNR-MT é um programa voltado à melhoria da gestão dos cartórios, que tem o objetivo de dar mais eficiência e mais agilidade no atendimento ao público nos cartórios. Entre suas etapas, são realizados cursos que buscam demonstrar ações que qualificam os serviços notariais de maneira contínua.

Segundo a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, o PEG é a evolução do Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais do Estado do Mato Grosso (PIQMT), que vem de encontro à necessidade de se criar uma padronização de procedimentos junto às serventias, buscando boas praticas, elaborando um sistema de gestão e que tem sido empregado com grande sucesso.

“A honra hoje não consiste em receber o premio em si, ele é simbólico, mas sim em saber que todos mereceram, por terem desenvolvido um trabalho de gestão e almejado a excelência, essa que é sempre contínua e a cada dia precisa ser buscada com mais intensidade. Aqueles que estão aqui acreditaram numa ideia e num ideal e hoje colhem os frutos. Assim como demonstraram para sociedade que estão interessados em melhorar o serviço que prestamos”, afirmou.

Para o consultor da empresa Enki Serviços, Mauricio Mota, que representou a certificadora SAS e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Certificação (IBQC), a Anoreg/MT desenvolve um grande papel na sensibilização e incentivo profissional com o PEG/MT e complementa as ações do PIQMT e o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA). 

“Cada prêmio possui critérios próprios, não interferem no outro e ajudam no processo da qualidade, que é dinâmico e contínuo. O PEG/MT complementou as políticas para qualidade das serventias mato-grossense ao avaliar a maturidade do sistema de gestão da qualidade com referência exclusiva na norma NBR 15906. Ressalto a coragem e comprometimento de todos os presentes com a qualidade e respeito com seus colaboradores e clientes”, disse.

A titular interina do 1º Serviço Notarial e Registral de Pontes e Lacerda, Silvana Souza Freitas Gonçalves, que participou pela primeira vez de um programa de qualidade da Anoreg/MT, enalteceu o grande incentivo a equipe que é receber a premiação. “Para nós que tivemos a mudança de titularidade, por motivo de falecimento do titular Marcelo Rodrigues de Freitas, e passamos por um baque, é com muita alegria que recebemos essa premiação na categoria prata”.

A titular do 1º Serviço Registral de Porto Esperidião, ganhador na categoria ouro, Rosangela Poloni, destacou que uma vez que a serventia inicia esse processo de busca de qualidade é difícil parar. “Você não consegue mais viver sem aqueles procedimentos. E nós procuramos nos últimos anos investir em cursos, valorização dos profissionais, programas socioambientais, melhoria das instalações, na segurança do trabalho e na medicina do trabalho. Esses dois últimos itens inclusive avançaram bastante com o PEG”, pontuou. 

A titular do Tabelionato de Notas e Protesto e Registro Civil de Canarana, Cristina Cruz Bergamaschi, ainda complementou que este ano a serventia priorizou as reuniões, congresso, programas e a premiação da Anoreg/MT. “O nosso Estado é pioneiro nessa busca por excelência, tanto que nos dois últimos anos Mato Grosso teve o maior número de cartórios premiados nacionalmente. E para nós receber o prêmio na categoria diamante demonstra que o trabalho iniciado ainda em 2005, está no caminho certo e segue em evolução”, contou.

Os cartórios premiados foram: 1º Serviço Registral de Colíder (bronze), 1º Ofício de Sapezal (bronze), 2º Serviço Notarial e Registral de Vila Rica (prata), 2º Serviço Notarial e Registral de Terra Nova do Norte (prata), 2º Ofício Rosário Oeste (prata), 1º Serviço Registral de Nova Ubiratã (prata), 1º Serviço Geral de Imóveis, Títulos e Documentos de Porto Alegre do Norte (prata), 1º Serviço Notarial e Registral de Pontes e Lacerda (prata), Serviço Notarial e de Registro Civil de Nova Mutum (prata), Cartório do Município de Juruena (prata), 5° Serviço Notarial e Registral de Cuiabá (prata), Serviço Notarial e Registral de Coxipó da Ponte (prata), 1º Serviço Registral de Barra do Garças (prata), 1º Serviço Registral de Sinop (prata), 2º Ofício Extrajudicial de Sinop (ouro), 1º Serviço Registral de Porto Esperidião (ouro), 1º Ofício de Matupá (ouro), 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá (ouro), 2º Serviço Notarial e Registral Nesken de Campo Verde (ouro), 2º Serviço Notarial e Registral de Sorriso (diamante), 1º Ofício de Registro de Imóveis e Títulos e Documentos de Lucas do Rio Verde (diamante), 2º Ofício de Lucas do Rio Verde (diamante), Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu (diamante), Tabelionato de Notas e Protesto e Registro Civil de Canarana (diamante) e  2º Serviço Notarial e Registral de Várzea Grande (diamante).

Sobre o Pegsnr-MT

PEGSNR-MT foi desenvolvido de julho de 2015 a outubro de 2016, e dá continuidade ao PIQMT, programa pioneiro no Brasil, criado em 2013 pela Anoreg/MT. Entre suas etapas, foram realizados cursos e treinamento seguindo a Norma Técnica NBR 15906, que estabelece os requisitos de sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir seus processos com qualidade e eficiência.

A empresa Instituto Brasileiro de Qualidade e Certificação realizou a auditoria dos cartórios e levou em consideração os critérios para a certificação da NBR 15906. Além de analisar pontos como benéficos, gestão dos processos de serviço, infraestrutura, liderança, planejamento estratégico e gestão de resultados, programas ambientais e responsabilidade social.

Fonte: Anoreg/MT

Em 31.10.2016



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