Em 11/10/2011

CGJ/TO institui sistema de monitoramento de atos praticados pelos cartórios


Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais será de uso obrigatório


Foi instituído, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, o Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais - GISE, por meio da Resolução nº 13/2011, como ferramenta eletrônica de monitoramento dos atos praticados pelas serventias extrajudiciais, interligando-as com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).

O novo sistema foi idealizado com o objetivo de oferecer maior segurança e agilidade aos procedimentos de orientação e fiscalização da Corregedoria.

Integrante ao Plano de Gestão 2011/2012 da CGJUS/TO, o sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação, após criterioso estudo nos sistemas aplicados nos demais Estados.

A Corregedora-Geral da Justiça no Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, por meio do Provimento 008/2011, publicado no Diário da Justiça em 06/10, determinou que a partir do dia 1º de dezembro de 2011 será obrigatória a utilização do sistema pelas serventias extrajudiciais no âmbito da Comarca de Palmas e nas demais comarcas a partir de 1º de fevereiro de 2012.

O treinamento para os notários e registradores para a utilização do sistema terá início no próximo dia 08/10/2011.

Além dos benefícios mencionados, o meio ambiente também será preservado com a implantação do Sistema-GISE, pois segundo estimativa da Divisão de Inspetoria, Fiscalização e Informática da Corregedoria, mais de 5 mil folhas de papel chegam mensalmente no Órgão, em razão da obrigatoriedade do envio dos mapas estatísticos pelas serventias, que passa a ser virtual.

Íntegra do provimento

Fonte: TJTO
Em 6.10.2011



Compartilhe

  • Tags