Em 29/08/2018

Clipping – A Cidade On - Mercado de imóveis na Região Metropolitana de Campinas deve crescer 25% até o final do ano (SP)


Medidas como a redução da taxa de juros, de 0,5%, e aumento da linha de crédito, de 70% para 80% para financiamento devem ajudar


Medidas como a redução da taxa de juros, de 0,5%, e aumento da linha de crédito, de 70% para 80% para financiamento, anunciadas semana passada pela Caixa Econômica para crédito imobiliário destinado à compra de imóveis, deverá reaquecer o mercado na RMC (Região Metropolitana de Campinas).
 
A previsão é do vice-presidente do Setor de Comercialização da Habicamp (Associação Regional da Habitação de Campinas) Douglas Vargas. Segundo expectativa da entidade, que reúne construtoras e imobiliárias, estas duas medidas poderão trazer um aumento de até 25% na venda de imóveis até o final deste ano.  
 
A redução da taxa de juros é válida para operações com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). As taxas mínimas passaram de 9% ao ano para 8,75% ao ano, no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação, e de 10% para 9,5% ao ano, para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário. A Caixa também alterou o limite de cota de financiamento de imóveis usados de 70% para 80%. Todas as mudanças já então em vigor desde o último dia 23.08. 
 
Estão enquadrados no SFH os imóveis residenciais de até R$ 800 mil, para todo país, exceto para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde o limite é de R$ 950 mil. Os imóveis residenciais acima dos limites do SFH são enquadrados no SFI. 
 
"A redução das taxas de juros visa melhorar as condições da aquisição da casa própria e vai estimular a retomada de investimentos no setor da Construção Civil", afirma Vargas. "Essas medidas eram muito esperadas pelo mercado da construção civil, pois os últimos dois anos foram de grandes dificuldades. Com essas medidas, esperamos um aquecimento bom, em torno de 25%, já para este segundo semestre", completou. 
 
O vice-presidente de comercialização da Habicamp lembra que o setor atravessa um momento de realinhamento, com preços mais estáveis e coerentes com a atual.
 
Fonte: A Cidade ON
 


Compartilhe