Em 09/08/2018

Clipping – Diário do Nordeste - Construção civil debate tendências


Com o fim do primeiro semestre, o setor da construção civil cearense se preparou para discutir as novas tendências que deverão ganhar mais espaço no mercado local


Com o fim do primeiro semestre, o setor da construção civil cearense se preparou para discutir as novas tendências que deverão ganhar mais espaço no mercado local e, hoje (09.08), promove o primeiro Fórum Imobiliário de Fortaleza. Segundo os organizadores, o evento vem para atender a uma demanda crescente do setor por "informações e por soluções para os desafios especificamente na região Nordeste". O encontro será realizado no Quality Hotel Fortaleza, na Av. Beira Mar, durante o dia todo.
 
"Será uma oportunidade única de atualização e aprendizado para empreendedores, gestores e profissionais que buscam rápida evolução na carreira nos diferentes segmentos, como residencial, loteamentos e escritórios", explica Guilherme de Mauro, diretor executivo da Smartus, responsável pela organização.
 
Na programação, que vai das 8h30 às 17h30, estão inclusas discussões sobre a inteligência do mercado, distratos, gerenciamento de risco, estratégias de venda, co-working, além de uma discussão sobre operações urbanas consorciadas. O último tema, gerador de um painel de diálogo, contará com a presença da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Águeda Muniz; da arquiteta urbanista da Quanta Consultoria, Danielle Nina; e do coordenador municipal de parcerias público privadas (PPPs), Rodrigo Nogueira Diogo.
 
Outro ponto relevante da programação será a apresentação de uma pesquisa inédita, realizada pelo Bureau de Inteligência Corporativa (Brain). O estudo abrange o perfil do consumidor e a demanda por imóveis residenciais e lotes na região metropolitana da Capital cearense.
"Abordaremos ainda outros temas relevantes para os profissionais da área, como estratégia de vendas, prevenção a distratos e inadimplência, e novos modelos de empreendimentos, como co-working e student housing", explica Guilherme de Mauro.
 
Imóveis compactos
Para André Montenegro, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), o Fórum será importante para discutir as novas tendências que deverão ganhar espaço no mercado local. Uma delas será construção de imóveis compactos, para atender o consumidor que está buscando uma alternativa barata para morar em bairros mais centrais da Capital, onde é possível encontrar bons elementos de infraestrutura e desenvolvimento.
 
"Com o desenvolvimento urbano mais presente, as cidades estão crescendo muito, e Fortaleza não é diferente e, para fugir do trânsito, as pessoas estão procurando imóveis perto do trabalho e em bairros mais competitivos do mercado. Esses imóveis mais compactos, de até uns 50 metros quadrados dá essa opção sem exigir muito do bolso", diz.
 
Ele afirma que várias construtoras já estão se preparando para investir nesse mercado, pensando na mudança de leis municipais que altera o limite mínimo espacial para imóveis residenciais na Capital. Segundo André, em São Paulo, essa opção já está consolidada e deverá chegar com força em Fortaleza nos próximos anos. "Nosso mercado tem sempre de buscar se atualizar nessas novas tendências, até porque o consumidor está cada vez mais buscando opções melhores de negócios. Com a internet, as informações do mercado estão mais facilitadas para as pessoas, então vamos aproveitar o Fórum Imobiliário para discutir os novos caminhos do mercado", avalia Montenegro.
 
Fonte: Diário do Nordeste
 


Compartilhe