Em 03/08/2018

Clipping – Exame - Preço dos imóveis tem queda real de 3,05% no ano


Julho registrou estabilidade nos preços dos imóveis residenciais à venda. Veja o valor médio do metro quadrado à venda na sua cidade


De janeiro a julho, o preço dos imóveis residenciais à venda no mercado brasileiro teve queda real de 3,05%, de acordo com o Índice FipeZap, que acompanha o preço de imóveis anunciados para venda em 20 cidades brasileiras.  
 
A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta menor que o aumento generalizado dos preços, medido pelo IPCA. No período, o preço médio dos imóveis recuou 0,23%, enquanto a inflação esperada no período foi de 2,91%.
 
Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.
 
O comportamento dos preços não foi homogêneo entre as cidades monitoradas pelo índice. Nove das vinte cidades apresentaram alta no preço de venda no ano, com destaque para São Caetano do Sul (2,49%), São Paulo (1,42%) e Vila Velha (1,40%).
 
Em julho, o preço médio dos imóveis no país ficou praticamente estável, com ligeiro recuo de 0,07%. No mês, é esperada uma inflação de 0,30%.
 
Entre os municípios com maior queda de preços, estão Rio de Janeiro (-1,60%), Distrito Federal (-1,57%) e Niterói (-0,93%).
 
O valor médio dos imóveis à venda anunciados nas 20 cidades encerrou julho em 7.534 reais por metro quadrado. Rio de Janeiro se manteve como a cidade mais cara do país, com metro quadrado médio de 9.512 reais.
 
Nos últimos 12 meses até julho, o preço dos imóveis residenciais à venda acumula baixa de 0,38% e queda real de 4,63%.
 
Fonte: Exame 
 


Compartilhe