Em 27/08/2018

Clipping – Gaúcha ZH - 15 mil imóveis devem ser vistoriados para atualização de dados em Farroupilha (RS) até o fim do ano


Equipes verificam mudanças nas propriedades que podem alterar o valor do IPTU


O recadastramento imobiliário será retomado em setembro em diversos bairros de Farroupilha. Equipes identificadas vão passar pelos imóveis para atualizar informações sobre as medidas das propriedades, os materiais utilizados na construção, as reformas e ampliações realizadas. Conforme a prefeitura, cerca de 15 mil imóveis devem ser avaliados até dezembro. Além de criar um banco de dados, um dos objetivos é fazer correções de possíveis irregularidades. Por exemplo, novas construções que não foram informadas ao município.
 
O secretário de Finanças, Benami Spilki, explica que o levantamento vai possibilitar a correção na matrícula do imóvel e, consequentemente, a revisão do valor do IPTU. Esse processo já ocorreu com cerca de 1.300 imóveis que passaram pelo levantamento no ano passado. Aproximadamente 3 mil visitas foram feitas por equipes próprias da prefeitura e, conforme o secretário do Planejamento, Deivid Argenta, 1.700 estavam regulares.
 
Os trabalhos pararam em janeiro. A prefeitura decidiu licitar uma empresa para fazer o serviço. São equipes do Grupo Cadmap e Engemap que vão passar pelas casas a partir de setembro. Os imóveis a serem visitados são aqueles em que a prefeitura identificou irregularidades a partir de levantamentos geográficos e fotográficos já realizados por terra e ar. Com isso, a ideia é utilizar os dados para o planejamento da cidade. 
 
As equipes farão a medição de propriedades e aplicarão um breve questionário aos moradores ou proprietários. Elas estarão identificadas com uniforme e crachá. Por questões de segurança, o crachá terá um logo do Grupo Cadmap e Engemap, identificado com o nome, RG e CPF,  e telefones de contato em caso de dúvida.
 
O trabalho será realizado durante a semana em horário comercial. Caso os moradores não sejam localizados, as equipes poderão retomar as visitas aos sábados. Se não forem recebidas, os dados cadastrais serão atualizados com base no que for possível observar e será registrada a impossibilidade de entrevista com o proprietário ou morador do imóvel.
 
Fonte: Gaúcha ZH
 


Compartilhe