Em 20/08/2018

Clipping – Guia Muriaé - Centenas de famílias muriaeenses ficam mais perto de receber escrituras de imóveis (MG)


Mutirão de Conciliação, realizado por meio de parceria da Prefeitura com instituições, facilitou acesso ao documento após décadas de negociações


O sonho de toda uma vida começou a se tornar realidade para centenas de famílias muriaeenses. Em uma ação conjunta que envolveu Prefeitura de Muriaé, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG) e Unifaminas, o I Mutirão de Conciliação permitiu que moradores de diversos bairros da cidade enfim possam conseguir as escrituras de suas residências. Os atendimentos aconteceram ao longo da última semana, entre segunda (6) e sexta-feira (10), no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário.
 
Ao todo, foram agendadas 200 reuniões com moradores dos bairros Inconfidência, Planalto, Primavera e São Cristóvão – na maior parte dos casos, a situação já se arrasta há décadas. Um dos contemplados nesse primeiro mutirão, o vigia Carlos Renato de Souza conta que sua família está em busca da escritura há 39 anos. Para ele, a iniciativa vai ajudar a resolver o antigo sonho de ter o documento em mãos após tanto tempo. “Eu era recém-nascido quando fomos morar no Planalto, que havia acabado de ser criado. Meu pai até já faleceu e nós ainda não conseguimos receber o documento. Mas fui muito bem atendido durante o mutirão e tenho a esperança de que agora vamos resolver de vez esse problema”, comemora.
 
Para garantir a eficácia da iniciativa, cada reunião aconteceu com horário marcado e duração estimada em até uma hora. Em vários atendimentos, porém, o tempo necessário para se chegar ao consenso foi menor do que o previsto, abrindo assim vagas para sessões que não estavam agendadas previamente. “Diante do sucesso desse mutirão, que teve índice altíssimo de acordos, nós ficamos bastante animados com o resultado. E, por isso, é bem provável que tenhamos outras edições futuramente”, informa a juíza do TJMG, Alinne Arquette.
 
Cohab tem representante para realizar atendimentos na Prefeitura
Desde o início de 2017, em uma medida inédita promovida pela Administração, a Prefeitura de Muriaé conta com representante da Cohab-MG dentro do próprio Centro Administrativo. A ideia é facilitar o caminho para as famílias que moram em casas financiadas pela Companhia de Habitação, mas que ainda dependem de tramitação de documentos para resolver pendências. O atendimento acontece na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, localizada no segundo andar do prédio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3696-3351.
 
“Ter a casa própria é um sonho de todos, mas este sonho só fica completo quando se tem a escritura em mãos”, afirma o prefeito Grego. “Por isso, não vamos medir esforços para que todas as famílias nessa situação possam resolver suas questões e receber a posse definitiva de suas casas. Porque esse é o novo caminho que queremos construir em Muriaé, com mais dignidade e total respeito aos direitos dos muriaeenses”, completa.
 
ATENDIMENTO DA COHAB NO CENTRO ADMINISTRATIVO
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais
Endereço: Avenida Maestro Sansão, 236 – 2º Andar – Centro
Mais informações: (32) 3696-3351
 
Fonte: Guia Muriaé
 


Compartilhe