Em 11/12/2018

Clipping – Tribuna do Interior - Certidões de Regularização de Lotes da Vila Guarujá são assinadas (Campo Mourão/PR)


Trata-se de um momento histórico, já que dos 349 lotes


Foram assinadas na manhã de segunda-feira (10.12), pelo prefeito Tauillo Tezelli, na presença dos moradores da Vila Guarujá, em especial, que vieram juntos com Alaíde Pereira, Presidente da Associação do Bairro, as Certidões de Regularização dos Lotes da Vila Guarujá. Trata-se de um momento histórico, já que dos 349 lotes existentes no local, apenas 88 possuem escritura e matricula de usucapião.
 
A Prefeitura de Campo Mourão, em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, proporcionou recursos para a elaboração de estudos e projetos para urbanização visando à aprovação do loteamento e a viabilização da matricula de cada lote junto ao Cartório de Registro de Imóveis, possibilitando assim a Emissão do Título de Legitimação de Posse que resultará na lavratura da escritura definitiva, que deverá ser entregue à população o mais breve possível e sem custos.
 
Dentre os benefícios para a comunidade, está a garantia da segurança jurídica do imóvel e proteção contra despejos por parte da legalização da posse, acesso aos serviços públicos da cidade, a possibilidade da comprovação do endereço oficialmente, a obtenção de financiamentos para a melhoria do imóvel e o acesso a água, luz, educação, saúde e saneamento básico. Na regularização fundiária de interesse social, a administração municipal busca inserir a população ocupante dos núcleos irregulares da comunidade, levando os equipamentos públicos necessários para uma vida urbana sustentável, como creches, escolas, postos de saúde, cursos profissionalizantes e outras ações relativas à promoção humana buscando a geração de renda e a capacitação profissional e intelectual dos seus moradores.
 
A presidente de bairro considera este acontecimento uma grande vitória para a comunidade. “Eu moro na Vila Guarujá há 44 anos, sei que o local tem mais de 60 anos. Para quem não acreditava que isto pudesse acontecer um dia (a regularização dos imóveis), vemos hoje que tudo isto é uma realidade, e assim ficamos muito agradecidos. Era o nosso principal anseio, o sonho, tenho total certeza que também um objetivo desta administração municipal. Agora poderemos dizer, que de verdade, a Vila Guarujá existe, pois ela será reconhecida”, destaca a moradora, ressaltando também a luta em prol de toda a comunidade.
 
O prefeito destacou vários fatos que aconteceram durante todo este período, com o viés de melhorar a vida na comunidade, gradativamente. “Tínhamos problemas no local de água, de luz e também com o lixão a céu aberto. Depois veio o novo Centro Municipal de Educação Infantil (Criança Feliz), a Escola Municipal Castro Alves, o Centro de Integração Vila Viva, a Unidade Básica de Saúde, enfim; foi tudo melhorando pouco a pouco, e agora chega à questão da regularização dos lotes, o que é importante para todos os moradores, certamente. Agora estamos pleiteando recursos estaduais ou federais para que possamos implantar o asfalto na Vila Guarujá; e assim, dentro das nossas possibilidades, vamos procurando atender a comunidade da melhor forma”, conclui.
 
Fonte: Tribuna do Interior
 


Compartilhe