Em 08/05/2017

CNA promove debate sobre unificação dos cadastros de Imóveis Rurais


Presidente do IRIB, Sérgio Jacomino, participará do painel "Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais". Evento acontece amanhã (9/5), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília/DF


A unificação de vários cadastros para se ter uma base de dados integrada sobre o uso das terras no Brasil será um dos pontos debatidos no Seminário “Agro em Questão  - Qual o futuro da Gestão Territorial no Brasil?”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na terça (9), na sede da entidade.

Para Rodrigo Lima, da empresa Agroicone, especializada em agronegócio, mediador no painel “Gestão das informações públicas sobre ocupação territorial – integração dos cadastros públicos sobre imóveis rurais”, a prática sugere a adoção de um modelo com cadastro único. 

Serão quatro painéis de debate, dois pela manhã: “Inteligência e gestão: Desafio para o futuro da ocupação do território nacional” e “Gestão das informações públicas sobre ocupação territorial – integração dos públicos sobre imóveis rurais”.

No período da tarde serão discutidos os temas “Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais”, que contará com a participação do presidente do IRIB, Sérgio Jacomino, e o “Futuro da gestão territorial no Brasil”, em uma mesa redonda que terá como mediador o presidente do Instituto CNA, Robert Brant. 

Cadastros - Existem pelo menos três cadastros sobre o uso da terra no Brasil, com finalidades diversas. Um gerido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), outro de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal (SRF), que serve de base para a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR), e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado a partir do novo Código Florestal.

Informações:
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br


Compartilhe