Em 22/11/2018

Cori-MG: CORI-MG atua na criação de fundo para atos de Reurb-S


Ação é mais uma medida do Colégio para viabilizar projetos de regularização fundiária nos municípios


Desde que a Lei nº 13.465/17 foi sancionada, em julho de 2017, o CORI-MG tem realizado uma série de ações para facilitar a atuação dos municípios e dos cartórios mineiros, contribuindo para tornar a regularização fundiária uma realidade em todo o Estado. Neste mês, mais um passo foi dado nesse sentido. 
 
O diretor do departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo, participou de uma reunião junto com os membros do departamento de Regularização Fundiária do CORI-MG, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o deputado estadual Roberto Andrade. No encontro, foi debatida a possibilidade de criação de um fundo para ressarcimento dos atos registrais gratuitos, praticados pelos registradores na Reurb de interesse social. 
 
“O fundo está previsto na Lei nº 13.465 e precisa ser regulamentado em nível estadual, mas os procedimentos e requisitos devem ser definidos pelo Ministério das Cidades, para que os registradores possam acessá-lo”, destaca Fernando Nascimento, presidente do CORI-MG. 
 
Por meio do departamento de Regularização Fundiária, o Colégio realizou os estudos necessários e levou uma proposta ao TJMG. Foram trocadas minutas e sugestões para a efetiva implementação desse fundo específico e definição de como os recursos serão disponibilizados aos registradores.
 
Fonte: Cori-MG
 


Compartilhe