Em 03/04/2019

CORI/MG - CORI-MG inicia desenvolvimento do Departamento de Estatísticas


O objetivo é que as serventias repassem os dados ao Colégio para a estruturação das informações a serem compiladas e analisadas pelo novo departamento de Estatísticas.


Nos últimos meses, o CORI-MG tem se empenhado para construir um banco de informações confiável sobre as transações imobiliárias realizadas pelos cartórios de Registro de Imóveis em Minas Gerais. O objetivo é que as serventias repassem os dados ao Colégio para a estruturação das informações a serem compiladas e analisadas pelo novo departamento de Estatísticas.
 
Segundo o presidente do CORI-MG, Fernando Nascimento, a ideia é formar um banco de informações sobre o Registro de Imóveis no estado. “Por meio desse mapeamento, por exemplo, será possível calcular o volume de operações executadas, apurar o custo médio do valor do metro quadrado de imóveis em determinadas regiões, verificar se o mercado imobiliário está aquecido, dentre outros dados.”
 
Os trabalhos técnicos ocorrem sob o direcionamento do consultor econômico Guilherme Costa. Ele é doutor em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, na área de Concentração de Governança e Políticas Públicas, pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
 
Em breve, serão divulgadas novidades sobre esse trabalho. E o CORI-MG destaca a expectativa do apoio de todos os registradores do Estado: a colaboração será essencial para o levantamento de informações fidedignas, base para o desenvolvimento de políticas públicas e para o desenvolvimento de matérias na imprensa sobre a atividade registral imobiliária.
 
Fonte: CORI-MG
 


Compartilhe

  • Tags