Em 29/08/2017

Exposição sobre a evolução da prática registral imobiliária está aberta no TJGO


A iniciativa faz parte do Projeto Linhas, do Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia, cujo titular é Igor França Guedes, também membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do IRIB


Ao revelar a dimensão social, histórica e jurídica dos serviços extrajudiciais, o Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia lança um trabalho pioneiro no País. Linhas: um projeto que também envolve elementos de educação patrimonial e pretende redescobrir o espaço da circunscrição, além de trabalhar a noção de Serviço Registral na pós-modernidade. Uma das singularidades do projeto é trabalhar com a proposta de reconhecimento do espaço da Serventia como lugar de construção da história da cidade.

Com ações diversificadas, o Projeto tem início com a “Exposição Memória e Prática: o Espaço do Registro de Imóveis”, aberta no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, até o dia 6 de setembro. O desenvolvimento do Projeto Linhas traduz a dedicação do Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia com a história da cidade e demonstra seu imenso carinho com a capital goiana, seu objeto de trabalho, sua inspiração.

A exposição fotográfica está organizada em sete eixos temáticos e cada um deles está representado por um painel. A disposição dos painéis inicia com o do Registro Torrens, segue para o de Microfilmes, transita pelo de Fichário, Máquinas, Livro de Transcrição das Transmissões, Plantas e finaliza com o painel de Matrículas. Existe, ainda, uma parte interativa, onde o usuário poderá acessar, a partir de tablets, a exposição, que também está hospedada no Museu Virtual, criado, especialmente, para abrigar todas as ações relacionadas ao projeto.

Tecnicamente, a exposição tem como principais objetivos: descrever a evolução da prática registral; difundir conhecimento sobre a evolução jurídica dos sistemas de proteção e controle da propriedade; apresentar as tecnologias empregadas na prática dos atos de registro; levar informação e conhecimento sobre a atividade a toda a sociedade; e apresentar a importância do serviço registral imobiliário.

Uma iniciativa em prol da história e do presente

Igor França Guedes, titular do Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia/GO, explica que a iniciativa de desenvolvimento do Projeto Linhas e do lançamento da exposição foi motivada pela necessidade de valorização da atividade. “A intenção é de levar informações e esclarecimentos à sociedade, além de marcar uma nova postura institucional da categoria, agora, pautada, sobretudo, na ética e na transparência. Isso porque a sociedade exige uma nova conduta de todos os agentes públicos e privados”.

Para o presidente do TJGO, Desembargador Gilberto Marques Filho, a mostra é bastante interessante, pois evidencia a prática registral e valoriza a memória dos cartórios. “Destaco a iniciativa do nosso cartorário em se preocupar com a memória dessas instituições. Nós temos grandes histórias, e elas se descrevem por meio de eventos como esse”. O presidente da Comissão Cultural do Tribunal, Desembargador Itaney Francisco Campos, acrescenta que a iniciativa serve para dar mais transparência e publicidade aos serviços registrais.

A mostra será itinerante e pretende percorrer o Fórum Cível e o Criminal, além dos principais espaços de exposição de Goiânia. “Esperamos que os esclarecimentos e as informações difundidas a partir dessas ações permitam que a sociedade conheça mais sobre a atividade registral. Isso, certamente, irá permitir que ela reconheça a importância do serviço prestado e, consequentemente, sinta-se mais próxima da atividade, de modo a reforçar a noção de confiança”, observa Igor Guedes.

O Poder Judiciário e os Registros de Imóveis

Também membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do IRIB, Igor Guedes reconhece como positiva a receptividade do Tribunal de Justiça de Goiás para a realização da exposição. “Isso demonstra o seu interesse em realizar ações conjuntas, visando a melhoria das atividades registrais. Percebemos que o gesto afirma também a preocupação do presidente Gilberto Marques Filho com a memória das instituições goianas”.

Igor França Guedes reforça que o bom relacionamento entre o Tribunal e os Registros Imobiliários comprova a maturidade das instituições e constitui premissa básica para a melhoria contínua na prestação dos serviços. “O resultado disso é que os cartórios passam a se legitimar, ainda mais, perante a sociedade, enquanto agentes delegados de uma função pública que passa por um momento de profunda ressignificação”, finalizou.

Solenidade de abertura da exposição

Além do titular do 1º Registro de Imóveis de Goiânia e do presidente do TJGO, também participaram da sessão solene de abertura da exposição, no dia 22 de agosto, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Walter Carlos Lemes; o Desembargador Olavo Junqueira; o Juiz auxiliar da Presidência Ronnie Paes Sandre; o Juiz auxiliar da Corregedoria Murilo Vieira de Faria; o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente; os oficiais substitutos do 1º Registro de Imóveis de Goiânia, Guerreiro Arco de Melo e Diego Costa; e os advogados Arthur Rios e Roberto Rodrigues.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações do TJGO

Em 29.8.2017



Compartilhe