Em 19/04/2018

Folha PE - Câmara debate moradia popular no Centro do Recife


Para debater essa situação, a Câmara do Recife realiza, nesta quinta-feira (19.04), uma audiência pública sobre a questão da moradia popular na área central da cidade


Estima-se que a cidade do Recife atualmente possui um déficit habitacional de 70 mil unidades, o que faz com que milhares de famílias tenham que viver em situação de rua ou de precariedade, em áreas insalubres ou de risco. Recentemente, a organização não governamental Habitat para a Humanidade Brasil lançou um relatório inédito, identificando 42 prédios abandonados ou subutilizados apenas no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Para debater essa situação, a Câmara do Recife realiza, nesta quinta-feira (19.04), uma audiência pública sobre a questão da moradia popular na área central da cidade.

A situação de abandono e subutilização de imóveis que deveriam cumprir a função social - como previsto na Constituição federal de 1988 – servindo de moradia popular, por exemplo, não é exclusividade do bairro de São Antônio. Ela se alastra para outros pontos do Centro, como o Bairro do Recife, o de São José e a Boa Vista. “É muita gente sem casa, e muita casa sem gente. A gente quer destacar a situação cada vez mais acirrada de injustiça fiscal e social na cidade, que tem a ausência de políticas públicas para habitação como agravante”, destaca o vereador Ivan Moraes (PSOL), autor do requerimento, aprovado em plenário, que convoca a audiência.

Um dos imóveis subutilizados no bairro de Santo Antônio é o antigo edifício SulAmérica, de seis andares, na Praça da Independência. O prédio agora abriga a Ocupação Marielle Franco, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), depois de passar mais de duas décadas abandonado e acumular uma divida de IPTU como município de mais de R$ 1 milhão.

Da Prefeitura do Recife, foram convidados Roberto Gusmão, secretário de Infraestrutura e Habitação; Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão; e Ricardo Dantas, secretário de Finanças. Da sociedade civil organizada, vão participar Amanda Montenegro, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST Pernambuco); Socorro Leite, diretora da ONG Habitat para Humanidade; Luiza de Marillac, representante da ONG Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase); e Leonardo Cisneiros, do coletivo A Cidade Somos Nós.

Fonte: Folha PE



Compartilhe