Em 27/12/2018

Incra: Incra entrega títulos para famílias assentadas em Buritis (MG)


Sessenta e quatro famílias de agricultores dos assentamentos Unidos Venceremos, Roseli Nunes e Vanderli Ribeiro em Buritis (MG), a 220 quilômetros de Brasília, receberam na sexta-feira (21.12) os títulos de domínio de seus lotes


Sessenta e quatro famílias de agricultores dos assentamentos Unidos Venceremos, Roseli Nunes e Vanderli Ribeiro em Buritis (MG), a 220 quilômetros de Brasília, receberam na sexta-feira (21.12) os títulos de domínio de seus lotes. A cerimônia de entrega, promovida pela Superintendência Regional do Incra no Distrito Federal e Entorno e Prefeitura de Buritis aconteceu na sede da Câmara de Vereadores do município.
 
A agricultora Domingas Oliveira da Silva (55) era uma das mais emocionadas durante a entrega dos títulos. Ela chegou há 18 anos no assentamento Vanderli Ribeiro e lá, junto com o marido, Gerônimo Pereira da Cunha, criou seis filhos. Ela lembra das dificuldades que os dois tiveram para começar a trabalhar na época, sem energia, sem água ou estradas. “Começamos do nada. Hoje criamos animais, plantamos e tiramos nosso sustento de uma terra que posso dizer que é nossa”, afirmou.
 
Jairo Silvério da Silva é viúvo e só esperava o encerramento do ato de entrega dos documentos para se dirigir ao cartório de imóveis da cidade para registrar seu título. Pai de 4 filhos e assentado no projeto Roseli Nunes há 12 anos, ele planta mandioca, milho e cria animais em seu lote. “É um orgulho muito grande receber este título em meu nome”, afirma.
 
Incra
O superintendente do Incra no DF e Entorno, Igor Lélis destacou a segurança que os títulos definitivos trazem para cada família assentada. “Além da segurança jurídica, cada família pode acessar os créditos destinados aos agricultores assentados e também novos créditos para melhorar sua vida e qualificar a produção”, disse.
 
Segundo o chefe de gabinete da Superintendência do Incra, Jader Soares da Luz até o dia 21 a autarquia já havia entregue cerca de 800 títulos na região. Até o final do ano devem acontecer outras três cerimônias de entrega.
 
Fonte: Incra
 


Compartilhe