Em 21/08/2013

Incra/MG obtem posse legal da Fazenda Fortaleza de Sant´Anna


O imóvel, considerado grande propriedade improdutiva em vistoria do Incra, teve decreto presidencial para fins de reforma agrária publicado no DOU


O Incra/MG obteve a posse legal da fazenda Fortaleza de Sant´Anna por auto lavrado na comarca de Rio Novo (MG) na última sexta-feira (16). O imóvel tem 4,3 mil hectares localizados entre os municípios de Goiana (MG), Coronel Pacheco (MG), Chácara (MG) e São João Nepomuceno (MG).

O imóvel, considerado grande propriedade improdutiva em vistoria do Incra, teve decreto presidencial para fins de reforma agrária publicado no Diário Oficial da União no dia 26 de dezembro de 2011.

Em março de 2010, cerca de 150 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam a área no acampamento Denis Gonçalves. Outras 100 famílias, formadas por ex-trabalhadores da fazenda, também vivem no local. Laudo do Incra/MG prevê a instalação de 121 famílias no local com a criação de um assentamento da reforma agrária.

A Fazenda Fortaleza de Sant´Anna é importante patrimônio histórico e arqueológico. Sua sede e outras instalações foram visitadas inclusive pelo imperador Dom Pedro II. Em sítio arqueológico dentro da propriedade foram encontradas três múmias e instrumentos indígenas pertencentes ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A fazenda tem potencial para exploração agropecuária e turismo rural.

Fonte: Incra

Em 20.8.2013



Compartilhe