Em 22/04/2015

Incra/PR reconhece projeto de assentamento do Estado


A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 50 famílias


O superintendente regional do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes, e o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, assinaram no dia 16/4 o Termo de Cooperação para repassar o Projeto de Assentamento Estadual “Novo Paraíso” - localizado em Boa Ventura do São Roque, região Central do estado –, para a responsabilidade do Governo Federal. A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 50 famílias.

Com o reconhecimento do assentamento, os trabalhadores terão acesso aos créditos disponibilizados pelo Governo Federal para o desenvolvimento da agricultura familiar, como Instalação, Microcrédito e Mais Alimentos Reforma Agrária. Com a transferência de responsabilidade – do governo Estadual para o Federal -, o assentado estará inserido no programa federal e, assim, orientado para a estruturação produtiva.

Para o superintendente do Incra no Paraná, o reconhecimento dos assentamentos é importante pois vai propiciar melhoria na qualidade de vida de todas as famílias atendidas. O programa de reconhecimento deste projeto beneficia as famílias assentadas pelo governo do estado há cerca de vinte anos. "É importante que sejam equiparadas as políticas federal e estadual, porque não existem dois tipos de cidadãos. Por isso, estamos estendendo o os direitos dos assentados do Incra aos assentados do Estado” explica Guedes.

A proposta da transferência de responsabilidade partiu dos próprios assentados, ainda em 2011. 

Fonte: Incra

Em 20.4.2015



Compartilhe