Em 01/09/2015

Instituto de Terras do Piauí entrega títulos de terras definitivos


As 71 famílias da comunidade Angical Pitombeira, no município de Jardim do Mulato, foram contempladas


As 71 famílias da comunidade Angical Pitombeira, no município de Jardim do Mulato, que não receberam os títulos das terras no final do ano passado foram contempladas, na sexta-feira (28), pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), com a titulação de seus imóveis. O diretor-geral do órgão, José Osmar Alves, e a diretora técnica fundiária Regina Lourdes, visitaram a comunidade e entregaram os documentos aos moradores.

No evento, o diretor-geral do Interpi falou sobre a importância da entrega desses títulos para que as famílias possam a ter a segurança jurídica de suas propriedades e fez um breve relato sobre o plano de trabalho de regularização fundiária que ele começou a por em prática no Piauí desde que assumiu o Instituto no dia 8 de junho deste ano. Ele explicou que o foco principal do órgão neste momento é a regularização fundiária de todas as terras do Piauí.

José Osmar afirmou que passos importantes já foram dados neste sentido. Segundo ele, a falta de regularização fundiária, que é um problema histórico de várias regiões do Estado, deixará de ser a pauta das discussões dos trabalhadores rurais até o final de 2019, dando lugar a outros debates sobre outras questões, a exemplo do crédito para a agricultura familiar e assistência técnica.

“Tenho repetido por onde ando que, com fé em Deus, vamos resolver a questão fundiária no Piauí até 2019. Com isso, os trabalhadores rurais e as pessoas que vivem em áreas que ainda não foram regularizadas terão a segurança jurídica de suas terras e se dedicarão mais à produção de alimentos, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar”, disse José Osmar.

Participaram também do evento o prefeito de Jardim do Mulato, Airton Veloso, e o vice-prefeito Dejair Lima de Sousa, o Deputado Estadual Georgiano Neto, o Secretário Municipal de Agricultura, os vereadores Hildo e Pitú, o presidente da Associação da Comunidade Angical Pitombeira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jardim do Mulato, José Norberto.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Em 31.8.2015



Compartilhe

  • Tags