Em 12/08/2016

IRIB e Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo firmam convênio para cooperação acadêmica em direito privado


A parceria envolverá desenvolvimento de pesquisas, participação em seminários, intercâmbio de pesquisadores, edição de publicações, entre outras atividades


Na manhã do dia 9 de agosto, terça-feira, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e a Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo (RDCC)/ Contemporary Private Law Research Network firmaram convênio visando à cooperação acadêmica na área de Direito Privado. A RDCC é uma entidade personalizada que congrega universidades e núcleos de pesquisa dos programas de pós-graduação a elas vinculados.

O convênio acadêmico envolverá o desenvolvimento de pesquisas conjuntas; a participação em seminários, congressos e eventos de pesquisa; o intercâmbio de pesquisadores; o encaminhamento de escritos acadêmicos, a edição de publicações conjuntas ou isoladas, e outras atividades pertinentes ao desenvolvimento científico do Direito Privado.

A primeira ação é a participação do IRIB com a tradução e revisão da obra “The Law of Obligations: Roman Foudantions of the Civilian Tradition”, de autoria de Reinhard Zimmermann, publicada pela Oxford University Press, em 1996. O professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Otavio Luiz Rodrigues Junior ressaltou a importância da publicação e do autor. “O Zimmermann é catedrático da Universidade de Rastibona e diretor do Instituto Max Planck, ambos na Alemanha. O IRIB vai contribuir na tradução daquele que seria hoje o maior privatista do cenário internacional vivo. Temos, portanto, como oportunidade de cultura jurídica uma obra que pelos próximos 40 anos vai ser referência no Direito Privado. É um marco para a literatura jurídica”, disse.

O presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, na assinatura do convênio, destacou que a parceria é de grande prestígio para o Instituto, tendo em vista a contribuição da obra para o meio acadêmico. “Um dos nossos objetivos, desde a fundação em 1974, é o desenvolvimento dos estudos necessários para a modernização dos métodos de trabalho, além do aperfeiçoamento de caráter técnico e cultural. Poder contribuir para a cultura brasileira, com o lançamento de uma obra tão importante, é para nós, registradores brasileiros, uma oportunidade ímpar”.

Também participaram da ocasião o vice-presidente do IRIB para o Estado de Pernambuco, Valdecy José Gusmão da Silva Júnior; o registrador de imóveis em Vera Cruz/RS, Julio Weschenfelder; o registrador de imóveis substituto Cassiano Teló de Lima, e a professora da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco Larissa Maria de Moraes Leal. Na oportunidade, Lamana Paiva entregou nas mãos do professor Otavio Luiz o livro “Do manuscrito ao registro eletrônico”, que conta a história do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 11.08.2016



Compartilhe