Em 15/07/2016

IRIB participa de debate sobre o Sistema Imobiliário Urbano, na Câmara dos Deputados


O Instituto foi representado pelo membro da CPRI e presidente do Colégio Registral do Estado de Goiás (CORI-GO), Igor França Guedes


Oferecer soluções que possam eliminar os gargalhos do mercado imobiliário. Com este objetivo, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública, no dia 13/8, que analisou os entraves econômicos relacionados ao desenvolvimento urbano, incorporação imobiliária, comercialização imobiliária, locação predial e condomínios.

O IRIB participou dessa importante discussão, sendo representado pelo membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do IRIB (CPRI), registrador de imóveis em Goiânia/GO e presidente do Colégio Registral do Estado de Goiás (CORI-GO), Igor França Guedes. Também estavam presentes o coordenador da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), Pedro Wähmann, e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Rodrigues Martins.

O presidente da Comissão, deputado Laercio Oliveira, abriu os trabalhos destacando a preocupação com a perda de competitividade da indústria brasileira em função de um cenário de retração econômica. “Há evidências de que a economia se atrasa em termos de produtividade em relação a outros países com os quais compete no mercado internacional”, afirmou.

Igor França Guedes demonstrou que o Registro Imobiliário tem papel importantíssimo para o desenvolvimento e a segurança do mercado imobiliário. Em sua participação, destacou a importância do sistema registral imobiliário brasileiro no cenário mundial, ressaltando que o modelo brasileiro tem inspirado países como a China. O registrador também falou da pesquisa do Datafolha, na qual os cartórios aparecem em primeiro lugar com 76% de credibilidade. “Antes éramos empatados com os Correios. Agora assumimos a primeira posição. É tanto que, nessa mesma pesquisa, 93% dos entrevistados disseram que não comprariam um imóvel não registrado”, disse.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Rodrigues Martins, afirmou que o setor passa por grande dificuldade, porque construção é investimento, que pressupõe credibilidade. “Eu tenho que acreditar que terei um emprego amanhã para comprar um imóvel hoje. Como eu vou assumir uma prestação de 30 anos, se não sei se vou ter emprego na semana que vem? Tudo depende de confiança. Como o Brasil está vivendo um momento de turbulência, a confiança foi reduzida drasticamente”, explicou.

Por sua vez, o coordenador da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, Pedro Wähmann, afirmou que em condomínios e imóveis locados vive ¼ da população brasileira. “No Congresso Nacional tramitam muitos projetos sobre obrigações que os condomínios devem assumir. Muitas vezes projetos de interesse de fornecedores e prestadores de serviços ou outros que visam acabar com as garantias entre locador e locatário, suprimindo a figura do fiador. Essas propostas dificultam a atividade”, alertou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 14.07.2016



Compartilhe