Em 15/09/2011

IRIB publica BIR nº 342 com discussões do Encontro de Camboriú


Evento debateu a questão da aquisição de imóveis rurais por estrangeiros


O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil acaba de publicar o Boletim do IRIB em Revista nº 342. Esta edição aborda as palestras e debates do 28º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis – ocorrido em junho em Balneário Camboriú/SC – cujo tema central foi a aquisição de imóveis rurais por estrangeiros. A revista de 96 páginas traz, ainda, perguntas e respostas do tradicional pinga-fogo, questões selecionadas do IRIB Responde e matéria sobre as mudanças do Programa Minha Casa, Minha Vida 2.

Os associados receberão um exemplar da revista via correio e, ainda, podem acessar a versão eletrônica na área restrita do portal.

O problema da aquisição de imóveis rurais por estrangeiros atinge os registradores imobiliários indistintamente, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil. “Sentimos a necessidade de discutir a fundo a questão, ouvindo, inclusive, a AGU, autora de um parecer que impõe limites e responsabilidades para o registro deste tipo de aquisição, o que torna ainda mais complexa a atuação dos registradores”, diz Francisco Rezende, presidente do IRIB.

Os associados do IRIB, ainda, contam com uma seção especial que resgata parte importante da história do Instituto. Nesta edição, foi relembrada a homenagem aos fundadores do IRIB ocorrida em Londrina, em 2009.

Íntegra da revista

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 15.9.2011



Compartilhe

  • Tags