Em 08/12/2011

Ministro da Justiça participa da entrega de premiação a notários e registradores


Na entrega do Prêmio QualidadeTotal Anoreg-BR,José Eduardo Cardoso destacou o bom trabalho prestado por notários e registradores


Veja a seguir, o pronunciamento do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na cerimônia de entrega do Prêmio Qualidade Total Anoreg-BR, em 7 de dezembro de 2011.

“Num país como o nosso em que os Tribunais de Justiça estão abarrotados de processos e que o litígio não consegue ser absorvido pela máquina do Judiciário, é necessário que criemos espaços em que os serviços notariais e registrais se expandam e possam permitir o esvaziamento desses litigos e a composição extrajudicial das lides.

Portanto, quero enaltecer os registradores e notários aqui presentes por esta premiação. Aqueles que prestam bons serviços públicos devem ser dignificados com honrarias e merecem os aplausos não só da classe que integram, mas também do Estado brasileiro. Um bom notário e um bom registrador são exemplos importantes na perspectiva do serviço público que todos nós temos.

Eu sei que ainda hoje - talvez fruto de uma cultura histórica já superada pela Constituição Federal de 1988, que modificou em larga medida a situação nacional que nós tinhamos na prestação dos serviços notarial e de registro – ainda existe muito preconceito com relação à atividade dos senhores. Ainda poucas pessoas sabem que o delegado do serviço do serviço notarial e de registro tem que prestar concurso de provas e titulos. Outros acreditam que os cartórios são herança ou atos de apadrinhamento daqueles que detêm o poder.

No entanto, preconceito se vence com bom trabalho e com a boa prestação do serviço público. Razão pela qual eu como ministro da Justiça não poderia deixar de estar presente para aplaudir os que prestam bons serviços notarial e registral. O Estado brasileiro e a população brasileira precisam dos senhores. Parabéns aos contemplados desta noite, parabéns aos que tiveram o seu trabalho reconhecido. E acreditem, a continuar nesse processo, seguramente o serviço notarial e de registro ganhará espaço no sentido de solucionar litígios e bem servir a população brasileira”.



Compartilhe