Em 09/11/2015

MPF/PB: órgãos iniciam remoção de comércios irregulares no Litoral Norte da Paraíba


Os estabelecimentos ocupavam irregularmente áreas da União e não respeitavam a legislação ambiental


Conforme acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, datado de maio de 2014, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) iniciou, no dia 5.11, a remoção de 23 comércios irregulares nas praias de Costinha e Lucena, no Litoral Norte da Paraíba. Os estabelecimentos ocupavam irregularmente áreas da União e não respeitavam a legislação ambiental.

A remoção está sendo feita em parceria com o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), Polícia Federal, Sudema, Exército, Ibama, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cagepa e Prefeitura de Lucena. O procurador da República, Sérgio Rodrigo de Castro Pinto, acompanhou o início das desocupações, que devem durar até a próxima semana.

Os estabelecimentos, muitos deles já desativados há algum tempo, vinham sendo construídos irregularmente desde a década de 90. Os ocupantes foram avisados das demolições e, inclusive, participaram de reuniões com os representantes dos órgãos envolvidos.

A Prefeitura Municipal de Lucena se prontificou em relocar os comerciantes para uma área propícia, por meio do Projeto Orla.

Inquérito Civil nº 08114000200/98-92

Fonte: MPF/PB

Em 6.11.2015



Compartilhe