Em 02/06/2017

Pinga-Fogo encerra a programação de palestras do XLIV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil


O evento reuniu, durante a semana, cerca 380 congressistas de 21 estados e do Distrito Federal. Atividades encerram amanhã, sábado, com o Curso de Iniciação das Atividades Registrais


Na tarde desta sexta-feira, o tradicional Pinga-Fogo esclareceu as mais diversas dúvidas dos congressistas do XLIV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que encerra amanhã com o Curso de Iniciação das Atividades Registrais. O evento reuniu, durante toda a semana, cerca de 380 pessoas de 21 estados e do Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, sendo os três últimos com o maior número de participantes.

Na sessão do Pinga-Fogo, que teve duração de três horas, foram esclarecidas dúvidas acerca georreferenciamento e retificação de imóvel rural, cédulas de crédito, incorporação imobiliária, instituição de condomínio edilício, direito real de laje, regularização fundiária, intimações em alienação fiduciária, usucapião extrajudicial, inventário extrajudicial, aquisição de imóvel rural por estrangeiro, parcelamento do solo, entre outros assuntos.

Participaram da mesa o coordenador do painel, João Baptista Galhardo (Araraquara); e os registradores imobiliários convidados Ademar Fioranelli, George Takeda, Francisco Ventura de Toledo, (São Paulo/SP), José Augusto Alves Pinto (Araucária/PR), Izaías Gomes Ferro Júnior (Pirapozinho/SP), Daniel Lago Rodrigues (Taboão da Serra/SP), Jordan Fabrício Martins (Florianópolis/SC) e Gabriel Fernando do Amaral (Guaratuba/PR).

Entre os congressistas, o evento nacional do IRIB proporcionou o encontro entre registradores imobiliários, notários, juízes, corregedores, escreventes, advogados, estudantes e outros. O evento foi prestigiado, singularmente, pelos ex-presidentes Ítalo Conti Júnior (1990-1992), Helvécio Duia Castello (2007-2009) e João Pedro Lamana Paiva (2015-2016); o titular do 7º Registro de Imóveis de São Paulo/SP, Ademar Fioranelli; o juiz de Direito do TJSP João Baptista Galhardo Júnior, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira; o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar; a presidente do Centro de Estudos Notarias e Registrais – CENoR, Mónica Jardim, entre outras autoridades.

As presenças foram registradas pelo presidente do IRIB, Sérgio Jacomino, ao longo dos trabalhos do XLIV Encontro Nacional. Em várias oportunidades, agradeceu o apoio e a consideração de todos pelo Instituto e suas atividades. “Os ex-presidentes, especialmente, prestaram seus serviços, empenharam-se e abdicaram-se, em muitos momentos, de suas famílias para fazer do IRIB a casa do registrador de imóveis brasileiro. Destarte, merecem que registremos essas presenças nos anais deste evento”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 2.6.2017



Compartilhe