Em 26/09/2013

Protótipo revolucionário de digitalização de arquivos é lançado no XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil


A máquina, a única que atende as recomendações do CONARQ, desperta a curiosidade dos participantes e promete facilitar a implantação do Registro Eletrônico de Imóveis no Brasil




Durante o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, em Foz de Iguaçu, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, é lançado o primeiro protótipo de digitalização de documentos que segue todas as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Idealizado pelo registrador George Takeda, do 3° Registro de Imóveis de São Paulo, com o apoio da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), a máquina tem uma mesa de reprodução motorizada, comandada por sistema CNC (controle numérico computadorizado) para compensação de lombadas de livros e a garantia da integridade física dos materiais, sem tração ou pressão mecânica sobre os documentos, muitas vezes frágeis.

O protótipo, com capacidade para digitalizar livros pesados, possui um software interligado aos motores, responsável pela movimentação de diversos equipamentos, como por exemplo, uma câmera com 36.6 megapixels, que oferecem 300 Dpi (pontos por polegadas), resultando em imagens coloridas e de alta resolução, de acordo com o CONARQ.

Além do paralelismo necessário para a boa qualidade da imagem digital e do sistema de iluminação artificial com baixa intensidade de calor e mínimo tempo de exposição dos documentos, a operação da máquina é simples e rápida. A expectativa, segundo o oficial George Takeda, é que milhares de registradores sejam beneficiados com a inovação. "Esta invenção preserva nossos arquivos e contribui para a implantação do Registro Eletrônico de Imóveis no Brasil, respeitando as exigências atuais, por isso ela é tão importante para a classe", afirma.

Fonte: Arisp

Em 26.9.2013
 



Compartilhe

  • Tags