Em 27/05/2014

Rio de Janeiro tem o primeiro Projeto de Assentamento inscrito no CAR


A área tem 1.649,5014 hectares que compõem a antiga Fazenda Bom Jardim, localizada no distrito de Córrego do Ouro, município de Macaé, região Norte do estado


A Superintendência Regional do Incra no Rio de Janeiro inscreveu no dia 21/5 o primeiro projeto de assentamento no Cadastro Ambiental Rural (CAR), sob a nova orientação do Código Florestal. O primeiro CAR no Rio de Janeiro foi feito no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira. A área tem 1.649,5014 hectares que compõem a antiga Fazenda Bom Jardim, localizada no distrito de Córrego do Ouro, município de Macaé, região Norte do estado.

Instituído pelo Código Florestal (Lei 12.651/2012), o CAR é um registro eletrônico obrigatório de informações ambientais do imóvel rural, fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, demarcando as áreas de preservação permanente, de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, de uso restrito e as consolidadas.

O CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Segundo o superintendente regional do Incra/RJ, Gustavo Souto de Noronha, a nova metodologia é um marco para a Política Nacional de Reforma Agrária. “Na prática, o CAR regulariza o assentamento à luz do Código Florestal”, afirmou ele.

O superintendente destacou, ainda, o fato de não ser mais necessário que todos os assentados dependam de uma única licença – a do assentamento – para acessar o Pronaf. “Agora o assentado acessa o Pronaf e se houver necessidade de licenciar a atividade, busca-se essa condição”, afirmou Noronha. No CAR do PDS Osvaldo de Oliveira, o Incra declarou 149,6094 hectares de Área de Preservação Permanente, enquanto que 950,9940 hectares são remanescentes de Vegetação Nativa, entre outras informações.

Breve histórico

O PDS Osvaldo de Oliveira foi criado no dia 15 de abril deste ano, sendo que a antiga Fazenda Bom Jardim foi declarada de interesse social para fins de Reforma Agrária pelo Decreto Presidencial de 1º de setembro de 2010 e o Incra foi imitido na sua posse em 28 de fevereiro de 2014. A área foi considerada improdutiva pelo Incra em 2006, por não cumprir a sua função social e ambiental.

O novo assentamento terá capacidade para abrigar 78 famílias, que poderão se dedicar à produção diversificada de alimentos com base nos princípios agroecológicos.

Fonte: Incra

Em 26.5.2014



Compartilhe