Senado: Governo edita MP para alterar limites de parques, florestas e áreas de proteção no Pará
A MP 758/2016 diz que, uma vez instalada a ferrovia, as frações das áreas que não forem efetivamente utilizadas serão reintegradas por ato do próprio Poder Executivo
O governo publicou nessa terça-feira (20/12) no Diário Oficial da União a Medida Provisória 758/2016, que altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós, ambos no Pará.
As mudanças se devem à passagem da Estrada de Ferro 170, em fase de construção. A região também é interceptada pela BR-163.
Também chamada de Ferrogrão, a EF-170, quando finalizada, vai compor um corredor de exportação de grãos unindo Sinop (Mato Grosso) a Miritituba (Pará), possibilitando o uso de portos da Bacia Amazônica. A ferrovia vai também ajudar a aliviar o tráfego na BR-163, que corta o oeste paraense.
A medida provisória diz que, uma vez instalada a ferrovia, as frações das áreas que não forem efetivamente utilizadas serão reintegradas por ato do próprio Poder Executivo.
Nova área de proteção
Juntamente com a MP 758/2016, o governo editou nesta terça-feira a MP 756/2016, para alterar os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim e criar a Área de Proteção Ambiental do Jamanxim.
Esta nova APA será administrada pelo Instituto Chico Mendes, a quem caberá tomar as medidas necessárias para sua conservação. A MP diz ainda que as áreas rurais ocupadas poderão ser regularizadas, respeitando-se as regras da Lei nº 11.952/2009, que trata da regularização fundiária das ocupações em terras da União situadas na Amazônia Legal.
Tramitação
Os textos só serão avaliados pelo Congresso Nacional em 2017, a partir de 2 de fevereiro, quando os trabalhos legislativos serão retomados.
As MPs precisam passar por uma comissão mista formada por deputados e senadores. Só depois será votada separadamente pelos plenários da Câmara e do Senado. Uma vez publicadas, as medidas provisórias têm força de lei.
Fonte: Agência Senado
Em 20.12.2016
Notícia Anterior
CNJ visita cartório em SP para estudar sistema digital de registro para Amazônia
Próxima Notícia
STJ julga processo sobre invasão de terra por defensores da reforma agrária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
Últimas Notícias
- GP1 (PI) - Programa Minha Casa Legal atenderá 876 mutuários em Teresina
- O Documento (MT) - Governo entrega títulos definitivos de imóveis em Várzea Grande
- Vendas de imóveis devem crescer 15% em 2018, dizem Abrainc e Fipe