Em 26/11/2013

Sistema tem capacidade para análise de até 20 mil processos dia


O desenvolvimento do Sigef envolveu recursos totais da ordem de R$ 1 milhão


O Sigef é um programa livre, implantado pelo Incra e pela Secretaria de Regularização Fundiária da Amazônia Legal (Serfal) do MDA, desenvolvido por uma empresa de tecnologia da informação baseada em São José dos Campos (SP) e financiado com recursos do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu. O desenvolvimento do sistema envolveu recursos totais da ordem de R$ 1 milhão. A ferramenta será utilizada por técnicos de georreferenciamento credenciados no Incra e possui capacidade para analisar até 20 mil processos por mês.

O novo sistema verificará a ocorrência de sobreposição de áreas, além de gerar plantas e memoriais descritivos (documentos com todos os detalhes), eliminando a análise manual das peças técnicas de georreferenciamento e tornando o processo de certificação de imóveis mais seguro e transparente.

Caso não haja pendências em relação ao imóvel e toda a documentação estiver correta, a certificação, que antes poderia levar até um mês para ficar pronta, será emitida online, em poucos minutos. Se houver inconsistências, o sistema transmitirá uma notificação ao responsável técnico. Desta forma, ele poderá saná-las e inserir novamente os dados no Sigef.

Redução de inconsistências
O Sigef oferece aos profissionais credenciados pelo Incra um conversor de coordenadas, instrumento que evitará erros na identificação dos limites dos imóveis rurais e que vai facilitar e agilizar o procedimento, pois as conversões deixarão de ser feitas manualmente.

O conversor transforma as coordenadas dos vértices dos imóveis existentes no acervo fundiário do Incra de "grau" e "fração de grau" para "graus", "minutos" e "segundos", formato padrão das planilhas a serem inseridas no Sigef. Desta forma, o profissional não precisa solicitar ao Incra essa base de dados para atualizar as informações relativas aos imóveis no Sistema de Gestão Fundiária.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 26.11.2013



Compartilhe

  • Tags