Em 06/07/2018

TJ/AL: Moradia Legal III beneficia mais 780 famílias em Teotônio Vilela (AL)


Mais de 1.800 casas no município foram regularizadas somente na terceira edição do programa


Pela segunda vez no município de Teotônio Vilela, o Moradia Legal III beneficiou 780 famílias nesta quinta-feira (05.07). Em dezembro de 2017, o programa de regularização fundiária do Poder Judiciário alagoano já havia entregue 1.029 títulos de propriedade à população.
O desembargador Celyrio Adamastor, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), participou da solenidade de entrega e destacou a importância do programa e a necessidade de o Judiciário atuar próximo à população.
 
“O Tribunal está cumprindo com o seu papel social, que não é só fazer a Justiça Itinerante, mas também fazer com o Moradia Legal entregando àqueles que necessitam os títulos de seus imóveis. Graças a Deus o desembargador Otávio Praxedes, na gestão dele, deu seguimento ao projeto e espero que outros, que exerçam a função da Presidência, deem seguimento a esse programa de suma importância para a sociedade”.
 
José Paulino da Silva, aposentado de 72 anos, foi um dos beneficiados do programa. Feliz com a conquista, ele contou como se sentiu ao saber que iria ter mais segurança jurídica em relação ao seu imóvel, adquirido há mais de nove anos. “O documento que eu vou receber é mais seguro porque o outro não valia nada e esse vale. Estou muito feliz e queria agradecer aos que fizeram esse trabalho para a gente que precisava”, disse.
 
O juiz coordenador do programa, Carlos Cavalcanti, destacou a valorização dos imóveis com a aquisição do título de propriedade. O magistrado também parabenizou o município que mais regularizou as propriedades de pessoas de menor poder aquisitivo na terceira etapa do Moradia Legal.
 
“Ao todo são mais de 1.800 títulos de propriedade. Isso é extraordinário porque essas famílias gastariam por volta de R$ 3.000,00 para regularizar seus imóveis, são cerca de R$ 5 milhões entregues gratuitamente à população de Teotônio Vilela. Isso é uma forma de trabalhar para o futuro da cidade”, destacou o juiz.
 
O prefeito João José Pereira Filho explicou que, além das vantagens com a valorização do imóvel, as famílias garantem juridicamente um bem para deixar para seus filhos e netos.
 
“Eu fico muito feliz não só pela questão de dar o título, mas pelo envolvimento das pessoas. Foram dois meses de trabalho, onde uma equipe competente se reuniu e planejou, junto ao Tribunal, que é um grande parceiro, junto à Anoreg e aos servidores da Secretaria de Habitação”
O presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg), Rainey Marinho, destacou que o sucesso do programa é devido à união de esforços entre os cartórios, o Tribunal de Justiça e os municípios participantes.
 
“Mais uma vez o Moradia Legal III mostra o alcance que tem. Voltamos mais uma vez a Teotônio Vilela, o cartório de Junqueiro [que atende ao município de Teotônio] se dedicou muito para entregar esses 780 títulos e estamos todos felizes em participar de um projeto que beneficia tanto a população carente”, disse.
 
Fonte: TJ/AL
 


Compartilhe