Em 05/03/2018

Tribuna do Interior - Diretor da Cohapar estima regularização de 4,5 mil lotes na região até o fim do ano


No Paraná, a meta é atender 50 mil imóveis em 2018. A ação faz parte do programa do governo do Paraná “Morar Legal Paraná”


O diretor de regularização fundiária da Companhia Paranaense de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus, informou que cerca de 4,5 mil lotes deverão ser regularizados na região da Comcam até o fim deste ano. No Paraná, a meta é atender 50 mil imóveis em 2018. A ação faz parte do programa do governo do Paraná “Morar Legal Paraná”.

Conforme Justus, que visitou o jornal TRIBUNA ontem de manhã, acompanhado do superintendente de relações institucionais da Cohapar, João Name Neto, a região de Campo Mourão foi a primeira a aderir ao programa e também a primeira a ser agraciada com as ordens de serviço. Nesta primeira etapa dos trabalhos, 6 cidades foram contempladas com um total de 1.937 imóveis que serão regularizados, são elas: Juranda (393); Rancho Alegre D’Oeste (570); Quarto Centenário (529); Farol (92); Roncador (206); e Iretama (147).

O diretor concluiu ontem um roteiro de visita a estes municípios para a assinatura da ordem de serviço. A expectativa é que os trabalhos - que começarão nos próximos dias-, sejam concluídos em no máximo 18 meses. Justus comentou que a grande quantidade de lotes que precisam de regularização é uma demanda que existe há muito tempo. “E graças ao investimento da Cohapar, os trabalhos não irão onerar os caixas da prefeitura”, afirmou. Ele destacou que regularização dos lotes é de suma importância, pois as famílias passarão a contar com a escritura dos imóveis.

“Nós entendemos que tão importante quanto entregar a chave de uma casa própria a uma família é você entregar também o título de uma propriedade. Ontem mesmo (quinta-feira), em Juranda, tinha uma senhora que morava há mais de 50 anos em sua casa e não tinha título de propriedade, que se emocionou ao verificar que este sonho vai virar realidade agora”, frisou Justus. “Isso é importante porque ela pode passar a transmitir este imóvel, pode conseguir financiamento para fazer uma reforma e certamente este imóvel irá valorizar a partir do momento em que ele tiver seu título de propriedade oficializado”, emendou.

O diretor destacou os investimentos do Governo do Paraná na construção de moradias populares. Ele informou que Beto Richa encerará seu governo este ano com a entrega de mais de 100 mil casas a famílias de baixa renda. “Nos mesmos 8 anos o governo anterior fez pouco mais de 8 mil casas”, comparou.

Justus acredita que mais municípios da região deverão aderir ao programa de regularização com os resultados desta primeira etapa dos trabalhos. Ele disse que a Cohapar tem recursos para os municípios, que deverão apresentar seus projetos. “Podemos dizer que os municípios da região de Campo Mourão fizeram a lição de casa. Este programa atua no Paraná inteiro, mas é na região de Campo Mourão que tem o maior número de municípios que já aderiu”, observou.

Morar Legal Paraná

O Morar Legal Paraná é um programa de regularização de propriedades urbanas do Governo do Estado. O programa, sob a responsabilidade da Cohapar, alcança 65,5 mil famílias. Desde 2011 o Estado já regularizou mais de 25 mil propriedades urbanas e agora começa um trabalho para titulação de mais 40 mil imóveis, com um investimento de R$ 40 milhões.

O serviço é executado por empresas do ramo vencedoras dos processos licitatórios da Cohapar pelo critério de menor preço e custará menos de R$ 1 mil por família. O valor representa cerca de 10 a 20% do preço cobrado pelo mercado e é pago apenas após o recebimento do título de propriedade.

Fonte: Tribuna do Interior



Compartilhe